sexta-feira, 23 de outubro de 2009

JONAS 3-1 a 10 ---QUANDO JONAS DECIDIUCUMPRIR AS ORIENTAÇÕES DE DEUS, OS NINIVITAS SE ARREPENDERAM DOS SEUS MAUS CAMINHOS.

JONAS 3-1 a 10 ---QUANDO JONAS DECIDIU CUMPRIR AS ORIENTAÇÕES DE DEUS, OS NINIVITAS SE ARREPENDERAM DOS SEUS MAUS CAMINHOS.

JONAS 3.1 --- E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:
JONAS 3.2 --- Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse.
JONAS 3.3 --- E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR. Era, pois, Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho.
JONAS 3.4 --- E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
JONAS 3.5 --- E os homens de Nínive creram em DEUS, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até o menor.
JONAS 3.6 --- Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si os seus vestidos, e cobriu-se de saco, e assentou-se sobre a cinza.
JONAS 3.7 --- E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem lhes dê pasto, nem bebam água.
JONAS 3.8 --- Mas os homens e os animais estarão cobertos de sacos, e clamarão fortemente a DEUS, e se converterão, cada um, do seu mau caminho e da violência que há em suas mãos.
JONAS 3.9 Quem sabe se voltará DEUS, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
JONAS 3.10 --- E DEUS viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e DEUS se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.

JESUS disse: Amai os vossos inimigos, bendizei os que os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.
Nínive era a capital da Assíria, representava o poder dominante no oriente médio. Os assírios dominavam grande parte do mundo conhecido e tratavam as nações dominadas de forma desumana e cruel. O povo de DEUS tinha motivos para não gostar e temer os Assírios. Mas DEUS não faz acepção de pessoas e deseja restaurar, deseja recuperar o ser humano, por mais cruel que ele seja.
Jonas foi um profeta israelita, filho de Amitai, da tribo de Zebulom que recebeu uma incumbência de DEUS, ir para a Cidade de Nínive e clamar contra ela dizendo: Se eles não se arrependerem dos seus maus caminhos, dentro de quarenta dias Nínive seria destruída.
Jonas teria que ter coragem, para pregar esta mensagem a um povo que não servia a DEUS, a um povo violento e cruel, a um povo que ele achava que devia ser castigado pelos seus erros.
Jonas preferiu fugir para Társis, preferiu desobedecer às orientações do SENHOR, comprou uma passagem de navio em Jope e embarcou para Társis. Jonas achava que estava simplesmente fugindo para Társis, mais na realidade ele estava fugindo da presença de DEUS.
O servo fiel ele clama pela presença de DEUS, em todas as decisões que ele tem que tomar ao longo de sua vida. Moisés, servo fiel do SENHOR, disse para DEUS: Se sua presença não for comigo não me faça sair daqui, e DEUS lhe respondeu: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Quando clamamos a DEUS suplicando pela presença de DEUS, o SENHOR olha Lá do alto e nos diz: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. O SENHOR está te dizendo: Eu estou contigo meu irmão, minha irmã, esquece os seus problemas, descanse em mim, apenas louve e glorifique ao SENHOR, pois eu estou presente em sua vida e no tempo certo você verá a glória de DEUS.
Jonas preferiu ir para uma terra distante, preferiu pegar um navio e ir para Társis, e quantos servos do SENHOR estão vivendo numa terra distante, não fisicamente ou geograficamente, mas espiritualmente, pois; dificilmente oram, dificilmente louvam e glorificam ao SENHOR DEUS E PAI em nome de JESUS e dificilmente vão à igreja.
Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se. Para aliviar o peso do navio os marinheiros começaram a jogar a carga ao mar, e cada um orava ao seu DEUS, mas Jonas foi para o porão do navio e dormiu um sono profundo.
A palavra de DEUS diz: Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. O navio estava afundando e Jonas estava dormindo. Jonas estava tendo o sono da indolência, na luta, na dificuldade não ora, não busca ao SENHOR. Quantas vezes estamos acordado, passando por lutas e dificuldades, mas espiritualmente estamos dormindo o sono da indolência, sem orar,sem clamar e sem buscar ao SENHOR.
O rei Davi passou por muitas tribulações, mas foi mais do que vencedor, porque sempre colocou sua confiança no SENHOR, por isso ele disse no livro dos salmos: Ele é o meu DEUS, o meu refugio, a minha fortaleza e nele confiarei. Jonas quando questionado pelos marinheiros por que razão sobreveio tal mal, ele disse: Eu sou Hebreu e temo ao SENHOR, o DEUS do céu que fez o mar e a terra seca, e muita gente teme a DEUS, mas está sendo derrotado como Jonas, pois no momento da dificuldade não deposita sua confiança no SENHOR.
Os marinheiros sem saber o que fazer disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se acalme? E Jonas lhes disse: Levantai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará; Porque eu sei que por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade.
O SENHOR deu uma orientação a Abraão: sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. FAR-te-ei uma grande nação, abençoar-te-ei, e engrandecerei teu nome, e tu serás uma benção. Abraão em obediência a DEUS deixou tudo para trás, e seguiu com seu sobrinho Ló para a direção que DEUS iria lhe mostrar ao longo do caminho. Devido a sua obediência Abraão foi muito abençoado. Ló só por caminhar lado a lado com Abraão também foi muito abençoado.
Jonas em desobediência a orientação do SENHOR, trouxe luta para ele e para todos que estavam com ele. Quando desobedecemos ao SENHOR, trazemos lutas para nós e para os que caminham ou navegam conosco.
OBS.: Quando não fazemos a vontade de DEUS, ate o que conquistamos com esforço acabamos perdendo. Jonas pela sua desobediência gastou o seu dinheiro inutilmente.
Jonas foi lançado ao mar; e cessou o mar da sua fúria, mas DEUS providenciou o escape, ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. Mesmo Jonas sendo infiel, DEUS permaneceu fiel a Jonas.
A primeira atitude dos servos de DEUS deve ser a de conversar com DEUS, através da oração, do clamor, mas Jonas só se lembrou de orar, de clamar ao SENHOR quando estava nas entranhas do peixe. A oração do servo de DEUS deve ser; Senhor que eu não venha atrapalhar a sua obra, que eu não venha fazer minha vontade, que eu não venha agir como o profeta Jonas, e mesmo que eu não entenda seus propósitos, que eu venha fazer a tua vontade, que é boa perfeita e agradável.
Após a oração de Jonas, o SENHOR falou ao peixe, e ele vomitou Jonas a terra. E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a oração que eu te disse. O homem diz que nos perdoa, mas está sempre dizendo que não nos dará uma segunda chance, e a desculpa é sempre a mesma: Quem fez uma vez pode fazer de novo, na realidade o homem perdoa com os seus lábios, mas não perdoa com o seu coração, com suas atitudes. Mas o DEUS que nós servimos além de nos perdoar, sempre nos dá uma nova oportunidade.
A orientação de DEUS era para ele pregar exatamente a mensagem que ele passou para Jonas, não o que Jonas desejava pregar ou o que o povo de Nínive desejava ouvir. A mensagem que DEUS disse a Jonas tinha apenas sete ou oito palavras. Atualmente, se um pregador sob a orientação do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, pregar uma mensagem no culto com apenas sete ou oito palavras, muitos irmãos irão dizer: Esta mensagem não tem principio, nem meio, nem fim. Outros dirão: Ele começou a mensagem pelo fim. Ainda irão dizer: Se ele não tinha mensagem, por que não deu oportunidade para outro pregador. Mas quando pregamos orientado pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS, a palavra de DEUS nunca volta vazia, e no tempo certo veremos os frutos da mensagem.
Jonas percorreu a cidade por três dias, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida (destruída). Face à mensagem pregada por Jonas, os ninivitas creram em DEUS, do maior ao menor, até o rei foi alcançado pela palavra de DEUS. O rei tirou as suas vestes, se vestiu de saco e assentou-se sobre cinzas (era um costume da época para demonstrar seu arrependimento).
O rei ainda proclamou um decreto que todos os cidadãos de Nínive deveriam se vestir de saco e jejuar (inclusive os animais), orar a DEUS e se converter cada um do seu mau caminho e da sua maldade.
Os fariseus e seus escribas perguntaram a JESUS: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores?
Respondeu-lhes JESUS: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento. O Desejo de Deus é que todas as pessoas sejam salvas, por isso ele enviou o seu filho (JESUS) ao mundo para nos salvar e libertar, na cruz morreu pelos nossos pecados, mas ressurgiu e vivo está.

Quem cura, quem liberta, quem converte é o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, mas DEUS nos usa como instrumento na realização de sua obra. Assim como DEUS usou JONAS, ele quer usar você no seu projeto de salvação e vida eterna em CRISTO JESUS.
E DEUS viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e DEUS se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez. Porque para DEUS não é importante o nosso passado, se o nosso passado fosse importante para o SENHOR, Paulo não seria um servo do SENHOR, quanto mais um Apóstolo. Importante para DEUS é que estejamos profundamente arrependidos, pois um coração contrito e quebrantado não despreza o SENHOR NOSSO DEUS.
O desejo de DEUS é que JESUS entre no nosso lar, e devido ao nosso comportamento ele possa dizer o mesmo que disse para Zaqueu: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido.
Por isso o nosso clamor é: MARANATA, O SENHOR JESUS VEM!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

ATOS 9. 10 a 18 --- ANANIAS SE DISPÔS A TRABALHAR PARA A OBRA DE DEUS.

ATOS 9. 10 a 18 --- ANANIAS SE DISPÔS A TRABALHAR PARA A OBRA DE DEUS.

ATOS 9.10 --- E havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o SENHOR em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, SENHOR.

ATOS 9.11 --- E disse-lhe o SENHOR: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois que ele está orando.

ATOS 9.12 --- E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

ATOS 9.13 --- E respondeu Ananias: SENHOR, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

ATOS 9.14 --- E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos que invocam o teu nome.

ATOS 9.15 --- Disse-lhe, porém o SENHOR; Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

ATOS 9.16 --- E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

ATOS 9.17 --- E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o SENHOR JESUS, que te apareceu no caminho por onde vinhas (caminho de Damasco), me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

ATOS 9.18 --- E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a visão; e, levantando-se foi batizado.

Saulo, que mais tarde viria a ser o Apóstolo Paulo, foi o maior perseguidor da igreja primitiva. Saulo ameaçava de morte os seguidores do SENHOR JESUS, assolava a igreja que estava se formando, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.
Saulo, indo no caminho de Damasco, foi cercado por uma luz do céu, e caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
JESUS ainda disse: Eu sou JESUS, a quem tu persegues. Levanta-te e entra na cidade, e lá será dito o que te convém fazer.
A palavra de hoje diz que o SENHOR JESUS apareceu em visão e chamou o discípulo chamado Ananias para executar uma tarefa na obra do Senhor. O SENHOR JESUS chama a todos as pessoas para trabalhar na sua obra, para uns ele chamou para o grupo de louvor (coral), outros para o grupo de oração, outros para o grupo de evangelização, outros para o diaconato, outros para o Ministério, o SENHOR JESUS não quer ver ninguém parado na sua obra, o certo é que cada um de nós é muito importante para DEUS.
Até Saulo, que era perseguidor da sua obra, foi chamado para fazer parte deste projeto de salvação e vida eterna, e o que parecia impossível aconteceu, ele aceitou JESUS como único exclusivo e suficiente salvador, por isso não podemos desanimar pelo nosso filho, pela nossa esposa, pelos nossos pais que ainda não fazem parte desse projeto.
Ananias quando foi chamado por JESUS disse: Eis-me aqui, SENHOR. A primeira característica de quem conhece a DEUS é crer e, a segunda característica de quem conhece a DEUS é a de sempre responder sim para DEUS e dizer: Eis-me aqui, SENHOR.
O profeta Isaías quando ouviu a voz do SENHOR que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por mim? Ele não ficou esperando que alguém se apresentasse, imediatamente respondeu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
JESUS só deu continuidade à conversa, porque Ananias respondeu sim. O SENHOR não dá continuidade à conversa com pessoas negativas, muitas vezes você está esperando uma benção e não recebe por estar sempre murmurando ou se lamentando.
Não importa quanto tempo você está esperando uma resposta do SENHOR ou se você se acha preparado ou não para fazer a OBRA de DEUS, ele está sempre nos dizendo: Levanta. Não podemos deixar que o desânimo paralise a obra de DEUS.
JESUS sabia da conversão de Saulo, mas Ananias não sabia, e JESUS orienta para ele visitar o maior inimigo da igreja primitiva. Muitas vezes queremos ficar acomodado no nosso lar, na nossa igreja, mas o SENHOR sempre está nos lembrando, que não podemos nos acomodar, pois nesse mundo existem muitos Saulos precisando de uma visita, precisando de uma palavra revelada pelo ESPÍRITO SANTO de DEUS, precisando de oração.
Saulo teve um encontro real e verdadeiro com JESUS, Saulo agora era uma nova criatura, lavado e redimido pelo sangue de JESUS, quando temos um encontro real e verdadeiro com o SENHOR a nossa vida nunca mais é a mesma, é como se fossemos outra pessoa, pois deixamos de agradar a esse mundo e só pensamos em agradar a DEUS.
O salmista Davi quando estava esperando uma resposta de DEUS disse: Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.
Saulo levou um bom tempo até se converter e muitas vezes não temos paciência para orar pelos nossos parentes e aguardar no SENHOR, mas se perseverarmos em oração no tempo de DEUS nós diremos: Eu glorifico a DEUS em nome de JESUS todos os dias; pela minha família que espiritualmente estava morta, mas ressuscitou.
Saulo estava orando. Os discípulos de JESUS ainda não sabiam, mas Saulo estava completamente quebrantado e um coração contrito e quebrantado não despreza o SENHOR NOSSO DEUS. Muitas vezes estamos orando por uma pessoa e ela está completamente quebrantada e nós não acreditamos, porque nos falta fé. Por isso a palavra de DEUS está sempre dizendo: Levanta irmão, levanta irmã porque a obra de DEUS é para quem tem fé é para quem crê, e se tu creres, tu verás a glória de DEUS.
Ananias era servo do SENHOR e estava acostumado com visões da parte de DEUS, mas Saulo servo de DEUS tinha acabado de aceitar o SENHOR JESUS e já estava tendo visões, já estava tendo experiências com o SENHOR. DEUS não está preocupado se tem um dia ou um ano que você aceitou JESUS, ele simplesmente está contemplando o seu coração e verificando se realmente você está com o coração quebrantado, pois ele deseja que você tenha experiências profundas com ele através do seu SANTO ESPÍRITO.
Para os discípulos de JESUS encontrar-se com Saulo significava a morte ou a prisão, pela ótica humana Saulo nunca iria mudar, nunca iria se converter, e JESUS disse a Ananias; vai visitá-lo, pois para mim ele é um vaso escolhido. Quantos servos do SENHOR não acreditam que possa haver uma mudança no seu filho, na sua filha, nos seus pais, mas a orientação de DEUS é para você não parar no caminho, é para você continuar marchando, continuar indo para a casa de DEUS. Na sua ótica já esta tudo perdido, não tem mais jeito, esta é a sua ótica, mas não é a ótica de DEUS, na ótica de DEUS a sua família será uma benção, mas é preciso crer e confiar em JESUS.
Nós que servimos ao SENHOR JESUS, somos um vaso escolhido para trabalhar na sua obra, mas assim como Saulo existem diversos vasos escolhidos por DEUS, que ainda não conhecem a palavra de DEUS e necessitam ouvir uma palavra revelada pelo ESPÍRITO SANTO de DEUS, para terem suas vidas transformadas. E esse trabalho o SENHOR não confiou aos anjos, mas aos seus servos.
Ananias poderia ter dito, esta tarefa é muito perigosa, é muita responsabilidade, eu sou apenas um discípulo, porque o SENHOR não envia um Apóstolo ou ao menos um diácono, mas ele não murmurou, pois ele entendeu que o SENHOR quer usar a todos que fazem parte da sua obra, independente do seu cargo ou função na igreja.
Uma das maiores armas espirituais que os servos de DEUS têm é a obediência, pois através da obediência nos frustramos o inferno, o que o adversário de nossas almas mais quer, é que não venhamos a obedecer às orientações do SENHOR, pois quando não obedecemos às orientações do SENHOR, nós nos enfraquecemos espiritualmente e ele passa a ter poder sobre nossas vidas. Saulo achava que era muito perigoso, mas obedeceu. Mesmo sem saber qual era o problema de Saulo, mas ele tinha uma certeza que, aquele que podia solucionar todo e qualquer problema ia com ele. Se você esta fazendo à obra em obediência a palavra de DEUS, saiba que o SENHOR é contigo, saiba que a mão do SENHOR está estendida sobre ti; para te guardar, para te proteger e para te livrar de todo mal.
Sob orientação do SENHOR, Ananias foi, e pela fé ele sabia que não ia enfrentar um inimigo, mas que teria um encontro com um novo servo de DEUS, e quando chegou a casa chamou de irmão aquele que tanto perseguiu os servos de JESUS.
A palavra de DEUS diz: Mostrai piedade e misericórdia cada um a seu irmão.
Sempre falamos em perdão e misericórdia, mas será que somos capazes de chamar de irmão aquele que tanto nos perseguiu. Quando somos capazes de perdoar, de chamar de irmão não apenas com a boca, mas com o coração, nos identificamos com JESUS.
Ananias orientado por JESUS impõem a mão sobre Saulo para que ele venha a ser cheio do ESPÍRITO SANTO, imediatamente ele passa a ver com os olhos carnais e com os olhos espirituais, logo em seguida ele levantou e foi batizado. Jesus disse: quem crer e for batizado será salvo.
E a maior vitória que o homem pode ter é a salvação e vida eterna em CRISTO JESUS.
MARANATA. O SENHOR JESUS VEM!

domingo, 4 de outubro de 2009

LUCAS 18- 1 a 8 --- A PARÁBOLA DO JUIZ INÍQUO (INJUSTO, PERVERSO).

LUCAS 18- 1 a 8 --- A PARÁBOLA DO JUIZ INÍQUO (INJUSTO, PERVERSO).
LC 18.1 --- JESUS contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer (desanimar),
LC 18.2 --- Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz que nem a DEUS temia e nem respeitava o homem.
LC 18.3 --- Havia também naquela mesma cidade uma certa viúva, e ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
LC 18.4 --- E por algum tempo não quis; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a DEUS, nem respeito os homens,
LC 18.5 --- Todavia, como esta viúva me molesta (importuna), hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
LC 18.6 --- E disse o senhor: Ouvi o que diz o injusto JUIZ.
LC 18.7 --- E DEUS não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
LC 18.8 --- Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando, porém, vier o filho do homem achará fé na terra.

JESUS começa a parábola falando do dever de orar, porque a oração move o coração de DEUS, a oração nos levanta quando estamos caídos ou preste a cair, a oração liberta os oprimidos e através da oração também louvamos e glorificamos a DEUS. Se não conversarmos com DEUS através da oração a derrota é certa. Mesmo que o momento que estejamos vivendo seja muito difícil, mesmo que todos digam: Que não a cura para sua enfermidade; que você não será promovido no trabalho; que você não tem chance no concurso que irá fazer; que sua empresa irá falir devemos orar e nunca desfalecer ou nunca perder a esperança. Pois servimos a um DEUS que tudo pode e nenhum de seus pensamentos pode ser impedido e no tempo certo ele nos dará a resposta. Tem pessoas que está preste a receber a benção e não recebe porque para de orar, porque não persevera. Por isso o apóstolo Paulo orientou aos cristãos da igreja de tessalônica que eles deveriam orar sem cessar, que eles deveriam orar até receber a benção, como sempre estamos precisando de uma benção não podemos parar de orar.

Essa parábola tem três personagens; o primeiro personagem é o juiz, que é perverso e injusto e acima de tudo tinha todo o poder para julgar e decidir as questões na cidade; o segundo personagem é a viúva, que é uma pessoa fraca, desprotegida e que não tinha intimidade e nem conhecia o juiz, mas precisava que o juiz julgasse a sua causa e resolvesse o seu problema e o terceiro personagem o adversário que incomodava a viúva.



Sempre haverá: Na sua cidade um juiz iníquo; no seu trabalho um chefe iníquo; na sua escola um professor iníquo, mas a palavra de DEUS diz: Que nós não temos que lutar contra a carne e o sangue, melhor dizendo, nós não temos que ficar discutindo com eles, mas conversando com DEUS, lutando com DEUS em oração em nome de JESUS, para que ele venha fazer justiça e nós venhamos receber a benção que tanto necessitamos.
Às vezes o nosso maior adversário não são os principados, potestades e as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais, mais nós mesmos, o nosso orgulho, a nossa vaidade, o nosso desejo de poder e de status, por isso temos que falar para DEUS como disse o rei Davi no livro dos salmos: Sonda-me, ó DEUS, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
O juiz era injusto, mau, perverso e acima de tudo não temia a DEUS nem os homens e não estava nem um pouco preocupado com as necessidades da viúva e não queria atender ao pedido da viúva, até porque ele não tinha intimidade com a viúva nem ao menos conhecia a viúva, para ele era apenas, mas um problema entre tantos processos que ele tinha que julgar,mas como ela estava todos os dias diante dele pedindo, rogando, suplicando ele resolveu fazer justiça e julgar a sua causa, só para ela parar de importuná-lo. A parábola não diz quanto tempo ela insistiu, mas o certo é que ela perseverou até receber a benção, e essa tem que ser a nossa posição diante do nosso justo JUIZ que é DEUS, perseverar em oração até recebermos a benção que tanto desejamos. As pessoas dizem para nós o mesmo que disseram para Jairo: Tua filha já morreu porque incomodas o mestre, é como se dissesse: O seu caso, o seu problema não tem solução, mas Jairo continuou marchando com CRISTO e viu a sua filha ressuscitar, e se você permanecer orando mesmo no meio das lutas e das provas o SENHOR irá ressuscitar os seus sonhos que estão mortos e enterrados em seu coração.
A viúva tinha um adversário que precisava ser vencido, mas ela só precisava que o juiz iníquo fizesse justiça, por isso o adversário quase não é mencionado na parábola. E nós temos um DEUS que é justo e reto, e tem pessoas falando nos cultos mais no adversário do que em DEUS. A preocupação da viúva era com a atitude do juiz e essa tem que ser a principal preocupação dos servos do SENHOR, a de buscar a DEUS todos os dias em nome de JESUS, e quando estamos nessa posição, DEUS age em nosso favor, e os nossos adversários são derrotados pelo poder que há no sangue e no nome de JESUS.
JESUS pede que meditemos na atitude do JUIZ, diante da insistência da viúva, até porque o juiz mesmo sendo mau e perverso mesmo sem conhecer a viúva, ele foi capaz de fazer justiça e resolver definitivamente o problema da viúva. E nós estamos numa posição completamente diferente da viúva, porque ela não conhecia o juiz, mas nós conhecemos o nosso justo JUIZ, ele nos conhece desde o ventre de nossas mães, e a palavra de DEUS diz: Assim diz o SENHOR que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas ó JACÓ, servo meu, e tu Jesurum (meu povo) a quem escolhi. E o SENHOR ainda diz: Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.
O SENHOR JESUS ainda disse: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrie-se-vos-á. Porque aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre. Por isso nós temos a certeza em nossos corações, que DEUS sempre abençoará os seus escolhidos (seus servos), que são perseverantes, que não desanimam quando estão passando por uma prova, quando estão enfrentando lutas ou dificuldade, mas mesmo assim continuam fiéis, louvando e glorificando a DEUS e clamando a DEUS em nome de JESUS. Mesmo que a sua benção esteja demorando, espera e descansa no SENHOR, porque o SENHOR não falhará contigo, mas tudo ocorre no tempo de DEUS.
A nossa maior conquista é a vitória que vence o mundo, que nos garante salvação e vida eterna em CRISTO JESUS, e a vitória que vence o mundo é a nossa fé. JESUS termina de contar a parábola perguntando: Quando JESUS voltar achará fé na terra? Os discípulos não responderam talvez porque não soubessem, eu também não sei, mais uma coisa eu sei, que o SENHOR JESUS achará fé no coração de todos os fiéis, no coração de todos aqueles que escutam e obedecem a palavra de DEUS e o adoram em ESPÍRITO e em verdade.
Por isso a igreja fiel clama. MARANATA. ORA VEM SENHOR JESUS!