sexta-feira, 23 de outubro de 2009

JONAS 3-1 a 10 ---QUANDO JONAS DECIDIUCUMPRIR AS ORIENTAÇÕES DE DEUS, OS NINIVITAS SE ARREPENDERAM DOS SEUS MAUS CAMINHOS.

JONAS 3-1 a 10 ---QUANDO JONAS DECIDIU CUMPRIR AS ORIENTAÇÕES DE DEUS, OS NINIVITAS SE ARREPENDERAM DOS SEUS MAUS CAMINHOS.

JONAS 3.1 --- E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:
JONAS 3.2 --- Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse.
JONAS 3.3 --- E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR. Era, pois, Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho.
JONAS 3.4 --- E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
JONAS 3.5 --- E os homens de Nínive creram em DEUS, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até o menor.
JONAS 3.6 --- Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si os seus vestidos, e cobriu-se de saco, e assentou-se sobre a cinza.
JONAS 3.7 --- E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem lhes dê pasto, nem bebam água.
JONAS 3.8 --- Mas os homens e os animais estarão cobertos de sacos, e clamarão fortemente a DEUS, e se converterão, cada um, do seu mau caminho e da violência que há em suas mãos.
JONAS 3.9 Quem sabe se voltará DEUS, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
JONAS 3.10 --- E DEUS viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e DEUS se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.

JESUS disse: Amai os vossos inimigos, bendizei os que os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.
Nínive era a capital da Assíria, representava o poder dominante no oriente médio. Os assírios dominavam grande parte do mundo conhecido e tratavam as nações dominadas de forma desumana e cruel. O povo de DEUS tinha motivos para não gostar e temer os Assírios. Mas DEUS não faz acepção de pessoas e deseja restaurar, deseja recuperar o ser humano, por mais cruel que ele seja.
Jonas foi um profeta israelita, filho de Amitai, da tribo de Zebulom que recebeu uma incumbência de DEUS, ir para a Cidade de Nínive e clamar contra ela dizendo: Se eles não se arrependerem dos seus maus caminhos, dentro de quarenta dias Nínive seria destruída.
Jonas teria que ter coragem, para pregar esta mensagem a um povo que não servia a DEUS, a um povo violento e cruel, a um povo que ele achava que devia ser castigado pelos seus erros.
Jonas preferiu fugir para Társis, preferiu desobedecer às orientações do SENHOR, comprou uma passagem de navio em Jope e embarcou para Társis. Jonas achava que estava simplesmente fugindo para Társis, mais na realidade ele estava fugindo da presença de DEUS.
O servo fiel ele clama pela presença de DEUS, em todas as decisões que ele tem que tomar ao longo de sua vida. Moisés, servo fiel do SENHOR, disse para DEUS: Se sua presença não for comigo não me faça sair daqui, e DEUS lhe respondeu: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Quando clamamos a DEUS suplicando pela presença de DEUS, o SENHOR olha Lá do alto e nos diz: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. O SENHOR está te dizendo: Eu estou contigo meu irmão, minha irmã, esquece os seus problemas, descanse em mim, apenas louve e glorifique ao SENHOR, pois eu estou presente em sua vida e no tempo certo você verá a glória de DEUS.
Jonas preferiu ir para uma terra distante, preferiu pegar um navio e ir para Társis, e quantos servos do SENHOR estão vivendo numa terra distante, não fisicamente ou geograficamente, mas espiritualmente, pois; dificilmente oram, dificilmente louvam e glorificam ao SENHOR DEUS E PAI em nome de JESUS e dificilmente vão à igreja.
Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se. Para aliviar o peso do navio os marinheiros começaram a jogar a carga ao mar, e cada um orava ao seu DEUS, mas Jonas foi para o porão do navio e dormiu um sono profundo.
A palavra de DEUS diz: Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. O navio estava afundando e Jonas estava dormindo. Jonas estava tendo o sono da indolência, na luta, na dificuldade não ora, não busca ao SENHOR. Quantas vezes estamos acordado, passando por lutas e dificuldades, mas espiritualmente estamos dormindo o sono da indolência, sem orar,sem clamar e sem buscar ao SENHOR.
O rei Davi passou por muitas tribulações, mas foi mais do que vencedor, porque sempre colocou sua confiança no SENHOR, por isso ele disse no livro dos salmos: Ele é o meu DEUS, o meu refugio, a minha fortaleza e nele confiarei. Jonas quando questionado pelos marinheiros por que razão sobreveio tal mal, ele disse: Eu sou Hebreu e temo ao SENHOR, o DEUS do céu que fez o mar e a terra seca, e muita gente teme a DEUS, mas está sendo derrotado como Jonas, pois no momento da dificuldade não deposita sua confiança no SENHOR.
Os marinheiros sem saber o que fazer disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se acalme? E Jonas lhes disse: Levantai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará; Porque eu sei que por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade.
O SENHOR deu uma orientação a Abraão: sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. FAR-te-ei uma grande nação, abençoar-te-ei, e engrandecerei teu nome, e tu serás uma benção. Abraão em obediência a DEUS deixou tudo para trás, e seguiu com seu sobrinho Ló para a direção que DEUS iria lhe mostrar ao longo do caminho. Devido a sua obediência Abraão foi muito abençoado. Ló só por caminhar lado a lado com Abraão também foi muito abençoado.
Jonas em desobediência a orientação do SENHOR, trouxe luta para ele e para todos que estavam com ele. Quando desobedecemos ao SENHOR, trazemos lutas para nós e para os que caminham ou navegam conosco.
OBS.: Quando não fazemos a vontade de DEUS, ate o que conquistamos com esforço acabamos perdendo. Jonas pela sua desobediência gastou o seu dinheiro inutilmente.
Jonas foi lançado ao mar; e cessou o mar da sua fúria, mas DEUS providenciou o escape, ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. Mesmo Jonas sendo infiel, DEUS permaneceu fiel a Jonas.
A primeira atitude dos servos de DEUS deve ser a de conversar com DEUS, através da oração, do clamor, mas Jonas só se lembrou de orar, de clamar ao SENHOR quando estava nas entranhas do peixe. A oração do servo de DEUS deve ser; Senhor que eu não venha atrapalhar a sua obra, que eu não venha fazer minha vontade, que eu não venha agir como o profeta Jonas, e mesmo que eu não entenda seus propósitos, que eu venha fazer a tua vontade, que é boa perfeita e agradável.
Após a oração de Jonas, o SENHOR falou ao peixe, e ele vomitou Jonas a terra. E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a oração que eu te disse. O homem diz que nos perdoa, mas está sempre dizendo que não nos dará uma segunda chance, e a desculpa é sempre a mesma: Quem fez uma vez pode fazer de novo, na realidade o homem perdoa com os seus lábios, mas não perdoa com o seu coração, com suas atitudes. Mas o DEUS que nós servimos além de nos perdoar, sempre nos dá uma nova oportunidade.
A orientação de DEUS era para ele pregar exatamente a mensagem que ele passou para Jonas, não o que Jonas desejava pregar ou o que o povo de Nínive desejava ouvir. A mensagem que DEUS disse a Jonas tinha apenas sete ou oito palavras. Atualmente, se um pregador sob a orientação do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, pregar uma mensagem no culto com apenas sete ou oito palavras, muitos irmãos irão dizer: Esta mensagem não tem principio, nem meio, nem fim. Outros dirão: Ele começou a mensagem pelo fim. Ainda irão dizer: Se ele não tinha mensagem, por que não deu oportunidade para outro pregador. Mas quando pregamos orientado pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS, a palavra de DEUS nunca volta vazia, e no tempo certo veremos os frutos da mensagem.
Jonas percorreu a cidade por três dias, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida (destruída). Face à mensagem pregada por Jonas, os ninivitas creram em DEUS, do maior ao menor, até o rei foi alcançado pela palavra de DEUS. O rei tirou as suas vestes, se vestiu de saco e assentou-se sobre cinzas (era um costume da época para demonstrar seu arrependimento).
O rei ainda proclamou um decreto que todos os cidadãos de Nínive deveriam se vestir de saco e jejuar (inclusive os animais), orar a DEUS e se converter cada um do seu mau caminho e da sua maldade.
Os fariseus e seus escribas perguntaram a JESUS: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores?
Respondeu-lhes JESUS: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento. O Desejo de Deus é que todas as pessoas sejam salvas, por isso ele enviou o seu filho (JESUS) ao mundo para nos salvar e libertar, na cruz morreu pelos nossos pecados, mas ressurgiu e vivo está.

Quem cura, quem liberta, quem converte é o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, mas DEUS nos usa como instrumento na realização de sua obra. Assim como DEUS usou JONAS, ele quer usar você no seu projeto de salvação e vida eterna em CRISTO JESUS.
E DEUS viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e DEUS se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez. Porque para DEUS não é importante o nosso passado, se o nosso passado fosse importante para o SENHOR, Paulo não seria um servo do SENHOR, quanto mais um Apóstolo. Importante para DEUS é que estejamos profundamente arrependidos, pois um coração contrito e quebrantado não despreza o SENHOR NOSSO DEUS.
O desejo de DEUS é que JESUS entre no nosso lar, e devido ao nosso comportamento ele possa dizer o mesmo que disse para Zaqueu: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido.
Por isso o nosso clamor é: MARANATA, O SENHOR JESUS VEM!

Um comentário: