terça-feira, 15 de setembro de 2009

MATEUS 19- 16 a 26 --- O JOVEM RICO

MATEUS 19- 16 a 26 --- O JOVEM RICO



Deus não condena a riqueza, mas DEUS condena o amor ao dinheiro. A palavra de DEUS diz: Que os que querem ser ricos caem em tentação e em laço (cilada ou armadilha), e em muitas concupiscências loucas e nocivas (muitos desejos tolos e prejudiciais), que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram (magoaram ou atormentaram) a si mesmo com muitas dores (muito sofrimento).


Mateus 19 – 16 --- E eis que, aproximando de JESUS um mancebo (jovem) disse-lhe: Bom mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

O jovem (mancebo) tinha todo comportamento de um bom cidadão e de um bom religioso, mas ele não se entregava a obra de DEUS com o coração inteiro e isso provocava um vazio no seu interior, e ele foi até JESUS esperando que JESUS indicasse boas obras, que ele pudesse realizar com o seu dinheiro e assim suprir o vazio do seu coração. Na sua razão ele não conseguia entender que a salvação não é pelas obras, mas pela graça. A palavra de DEUS diz: Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de DEUS. Não vem das obras para que ninguém se glorie.

OBS.: Quando nos entregamos à obra de DEUS, fazemos boas obras, não por causa de recompensa, mas porque o nosso coração é dominado pelo desejo de ajudar o próximo.

O jovem na sua razão humana até reconhecia JESUS como mestre, mas não reconhecia JESUS como o CRISTO, O FILHO de DEUS. Também não adianta chamar JESUS de bom mestre, se não estamos dispostos a aprender com ele e seguir seus ensinamentos.


MATEUS 19 – 17 --- E JESUS disse-lhe: Porque me chamas bom? Não há bom senão um que é DEUS. Se queres, porém, entrar na vida eterna, guarda os mandamentos.

JESUS observou que o jovem olhou para ele, e viu apenas mais um homem ou mais um mestre. Mas quando o discípulo Filipe lhe perguntou: SENHOR mostra-nos o PAI (a DEUS), disse-lhe JESUS: Filipe, há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem vê a mim vê o PAI (DEUS); e como dizes tu: Mostra-nos o PAI (DEUS)? Não crês tu que eu estou no PAI (DEUS) e que o PAI está em mim?

JESUS disse para Filipe que ele e o PAI eram uma pessoa só.


Por isso JESUS ficou esperando que o jovem saísse da sua lógica, da sua razão humana e entrasse na revelação e dissesse: Tu és bom, porque tu és o CRISTO, o filho do DEUS vivo. Jesus perguntou a seus discípulos quem eles achavam que ele era, e Pedro respondeu: Tu és o CRISTO, o filho do DEUS vivo, E JESUS lhe respondeu: Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi a carne nem o sangue quem to revelou, mas meu pai, que está nos céus.

.

O jovem (mancebo) perguntou a JESUS quais mandamentos devia guardar.

MATEUS 19.18 a 20 --- Disse-lhe JESUS: Não matarás, não cometeres adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. O jovem respondeu; Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?

Na realidade o mancebo já tinha respondido a pergunta de JESUS, mas ele confiava mais na sua situação econômica e financeira do que na palavra de DEUS, por isso ele disse: Que me falta ainda. JESUS percebeu que ele não acreditava que a salvação é pela graça, que lá no fundo do seu coração ele esperava que JESUS dissesse, que ele alcançaria a salvação executando alguma obra beneficente, com o seu dinheiro.


A palavra de DEUS diz: Buscai em primeiro lugar o reino de DEUS e a sua justiça que as demais coisas serão acrescentadas. Para que o jovem demonstrasse o que vinha em primeiro lugar em sua vida disse:

MATEUS 19.21 a 22 --- Se queres ser perfeito, vai vende tudo o que tens, dá aos pobres, dá aos e terás um tesouro nos céus; e vem e segue-me. O mancebo (jovem)

ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.

JESUS não disse para ele se queres ser salvo, ate porque se ele guardava os mandamentos de DEUS e era obediente a sua palavra o SENHOR o receberia de braços abertos,mas disse: Se queres ser perfeito, mesmo sabendo que enquanto estivermos na carne não seremos perfeitos, que só alcançaremos a estatura de varão perfeito, quando alcançarmos a eternidade com DEUS. A palavra de DEUS também diz: Aquele que disser que não tem pecado engana-se a si mesmo e não a verdade nele. Atualmente o homem está como aquele varão escondendo as suas falhas tentando demonstrar que todo mundo falha ou peca, mas a sua conduta é irretocável.

JESUS também disse: Vai vende tudo o que tens e dá os pobres e terás um tesouro no céu.

JESUS conhece o profundo e o escondido, e observou que aquele jovem que tinha muitas propriedades, tinha se tornado propriedade de seus bens, pois ele estava amando mais ao dinheiro do que a DEUS. Ele estava prisioneiro das coisas materiais. O SENHOR JESUS não quer que venhamos a desfazer de nossas propriedades, mas que venhamos desfazer de tudo aquilo que possuímos e que atrapalha a nossa caminhada com ELE, rumo à eternidade com DEUS.


MATEUS 19. 22 --- O jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.

A preocupação principal do jovem não era adquirir tesouro no céu, mas o de adquirir tesouro nesta terra.

Às vezes nos comportamos como esse jovem e não percebemos, quando deixamos de freqüentar os cultos, para ganhar mais e mais dinheiro; quando já ganhamos o suficiente para sustentar a nossa família e pedimos para trabalhar no turno da noite, mesmo sabendo que ficará impedido de ir à igreja, só para ganhar um pouco mais.

Quando aceitamos JESUS como único exclusivo e suficiente salvador, nós não vendemos os nossos bens materiais, mas vendemos para JESUS, tudo aquilo que fazia parte de nossa vida que não louvava e nem glorificava a DEUS, vendemos as nossas: Magoas; amarguras; tristezas e melancolia, e JESUS pagou um alto preço para nos livrar de tudo que possuíamos, mas não desejávamos, pagou com o seu sangue derramado na cruz do calvário, e compramos pela fé gozo, paz, alegria, comunhão com os irmãos e principalmente comunhão com o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, por isso podemos louvar ao SENHOR e dizer: Desde o dia em que aceitei JESUS a minha vida se transformou, agora sou feliz, agora tenho paz, Jesus salvou a mim e salva a ti também.


MATEUS 19. 23 a 25 --- Disse, então, JESUS a seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos Céus. E outra vez digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de DEUS. Os seus discípulos ouvindo isso admiraram-se muito, dizendo quem poderá, pois, salvar-se?

Os discípulos estavam todos os dias com JESUS, mas eles estavam na razão por isso não tinha a resposta, mas João Batista que não andava com JESUS, mas inspirado pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS, sabia e disse para seus discípulos: Aquele que crê no filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no filho não verá a vida eterna.


MATEUS 19.26 --- E JESUS, olhando para eles, disse-lhe: Aos homens é isso impossível, mas a DEUS tudo é possível.

A salvação é pela graça e dependemos completamente da misericórdia de DEUS, porque a palavra de DEUS nos afirma que: Aquele que disser que não tem, pecado engana a si mesmo e não a verdade nele. Por isso todos os dias temos que matar o nosso eu interior, que não louva e nem glorifica o nome de DEUS e nascer de novo, pois JESUS disse para Nicodemos; Se não nascer de novo não pode ver o reino de DEUS. Por isso temos que dizer todos os dias para nós mesmo, é necessário que o SENHOR JESUS cresça em minha vida e que todos os dias eu venha diminuir, porque eu sei que tem uma morada celestial preparada para mim.


MARANATA! O SENHOR JESUS VEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário