quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Êxodo 33 - 12 a 15 --- Moisés intercede pelo seu povo, e DEUS perdoa o povo mais uma vez.

Êxodo 33 - 12 a 15 --- Moisés intercede pelo seu povo, e DEUS perdoa o povo mais uma vez.


Moisés subiu ao monte Sinai para conversar a sós com DEUS, passou quarenta dias conversando com DEUS. Moisés foi falar com DEUS, mas o que ele realmente desejava era ouvir a voz de DEUS. A palavra nos diz que JESUS despediu os seus discípulos e a multidão, e subiu o monte para ficar a sós com DEUS, para conversar com DEUS, e se queremos ter experiências com DEUS, se queremos ver o SENHOR operar no nosso trabalho, na nossa escola, na nossa família, na nossa vida, na impossibilidade de subir ao monte, temos que fazer do nosso quarto o nosso monte, entrar e fechar a porta do quarto para conversarmos à parte com DEUS.
O Povo achando que Moisés estava demorando, disse para Arão (o sumo Sacerdote): Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque não sabemos o que aconteceu com Moisés. Arão fez um bezerro de ouro, esquecendo da palavra de DEUS, que diz: Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não se encurvará a elas nem a servirá, porque eu, o senhor teu DEUS, sou DEUS zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira, e quarta geração daqueles que me aborrecem.
E DEUS disse a Moisés: vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido. E depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe. E disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, saiam deste lugar, você e o teu povo que você ajudou a tirar do Egito, e vão para a terra que jurei dar a Abraão, Isaque e Jacó e dizendo; A tua semente (aos seus descendentes) darei. Enviarei um anjo diante de ti, a uma terra que emana leite e mel, lançarei fora os seus inimigos, mas eu não subirei (irei) no meio de ti, porque és povo obstinado. Por causa do pecado do povo de DEUS, o SENHOR disse que não caminharia com eles, mas enviaria um anjo, porque DEUS não caminha com um povo desobediente, com um povo pecador, mas ele disse, eu não vou, mas vou mandar um anjo para ajudar vocês a conquistar a terra prometida, algumas pessoas podem até dizer: Que DEUS estava sendo contraditório, pois ele disse que não iria, mas enviaria um anjo, mas DEUS estava apenas zelando pela sua palavra, que diz que todas as promessas de DEUS se cumprirão. Se DEUS prometeu, descanse no SENHOR, porque no tempo de DEUS você irá receber a sua benção.
Todos os dias ao acordarmos, temos que iniciar uma luta com DEUS em oração, colocando diante de DEUS em nome de JESUS as nossas necessidades materiais, mais principalmente o nosso desejo maior, de estarmos dia após dia mais firme na presença do SENHOR, para que a sua presença nos acompanhe todos os dias de nossas vidas, porque o nosso desejo maior é alcançarmos a maior de todas as bênçãos, que é alcançarmos, salvação e vida eterna em CRISTO JESUS.


ÊXODO 33 – 12 a 13--- E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: fazes subir este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome , também achaste graças aos meus olhos.
Moisés sabia que o SENHOR estava enviando um anjo que garantiria a vitória para uma causa especifica, mas ele não desejava apenas uma benção, até porque ele sabiá, que com a ausência de DEUS o povo ficaria frágil, diante das ciladas e investidas do adversário, ele reconhecia que o povo era pecador, mas ele temia a ausência de DEUS, e desejava que todos os dias, o povo desfrutasse da graça e da misericórdia do SENHOR. Devido aos pecados do rei Saul, o ESPÍRITO DE DEUS se retirou dele. E SAUL passou a ser atormentado por espíritos malignos, e o Rei Saul que era um vitorioso passou a viver uma vida de fracassos e derrotas. Quando DEUS está presente, o SENHOR diz para cada um de nós, o mesmo que ele disse para Jeremias: Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti, porque eu sou contigo para te livrar.
Moisés era amigo intimo de DEUS, o SENHOR falava com ele face a face, boca a boca e DEUS sabia o seu nome. E por esse motivo as pessoas acham que DEUS só tem olhos e ouvidos para a oração e para o clamor do servo fiel, mas a palavra de DEUS diz que; ele não despreza um coração contrito e quebrantado. DEUS não despreza o desejo, a oração e o clamor de quem já fez muitas coisas erradas nessa vida, mas que atualmente está profundamente arrependido. JESUS não conhecia Zaqueu, e ele era um homem pecador, odiado pelo seu povo, por ser cobrador de imposto, mas ele estava profundamente arrependido, com o coração contrito e quebrantado, desejando ver JESUS, e para ver JESUS ele não mediu esforço, subiu em uma figueira brava e ficou esperando JESUS passar. Quando JESUS chegou, onde Zaqueu estava disse: Zaqueu desce que hoje me convém pousar na sua casa. JESUS além de ver Zaqueu, demonstrou que agora que ele estava se comportando como uma nova criatura, ele o conhecia pelo nome. JESUS chama os seus servos e seus futuros servos pelo nome e diz: Hoje eu quero pousar na sua casa, no seu coração e fazer morada.
O SENHOR também disse que: Achou graça em Moisés. E DEUS achou graças em Moisés devido a sua fidelidade e ao seu comportamento diante do Faraó no Egito, devido ao seu comportamento diante de tantas provas que ele teve que enfrentar no deserto, o senhor achou graças em Moisés, principalmente pela sua obediência a palavra que ele ouvia diretamente da boca de DEUS. E se cada um de nós tivermos um bom testemunho diante das lutas e aflições que nos aflige e formos obedientes a sua palavra, lá do alto céu o SENHOR olha para cada um de nós e diz: Assim como achei graça em Moisés, eu achei graça em ti meu servo, eu achei graça em ti minha serva.

ÊXODO 33 – 13 --- E Moisés disse ao SENHOR: Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graças aos teus olhos; e atenta que esta nação é o teu povo.
Moisés estava rogando e suplicando pelo povo mesmo sabendo que DEUS já tinha decidido não caminhar com o seu povo. Todos que aceitaram o SENHOR JESUS como único exclusivo e suficiente salvador é um privilegiado, porque mesmo sem nós pedirmos ou suplicarmos o SENHOR DEUS e PAI nos mostrou que o caminho da Benção, o caminho da vitória, o caminho que nos levará para a eternidade, nos mostrou JESUS. E JESUS disse: EU sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao PAI (DEUS) senão por mim.
Moisés conhecia a DEUS, mas ele queria conhecer mais e mais ao senhor, e a palavra de DEUS diz: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR, e só conhecemos a DEUS lendo a sua palavra de DEUS, que é JESUS falando conosco.
E DEUS está atento, a todos aqueles que aceitaram o SENHOR JESUS de todo coração, que são fiéis e obedientes a sua palavra, fazem parte da igreja fiel, fazem parte do novo povo de DEUS, e JESUS disse; que ia para o PAI, mas voltaria para buscar a sua igreja, o seu povo. E, se permanecermos fiéis um dia estaremos na glória; com o PAI, cm o filho e com o ESPÍRITO SANTO de DEUS.


ÊXODO 33. 14 --- Disse DEUS: Irá minha presença contigo para te fazer descansar.
Nesse versículo vemos o crédito que o SENHOR DEUS dá; a oração, a intercessão dos seus servos, quando eles são fiéis e obedientes a sua palavra. O SENHOR também atende a oração do servo quando ele está com o coração contrito e quebrantado, quando ele está arrependido. DEUS já tinha tomado a decisão de não caminhar com Israel, pois eles eram povo obstinado, de dura cerviz, um povo que endureceu o coração para DEUS. Mais devido à oração de Moisés, o SENHOR agora está dizendo que irá com eles. Não pare de orar, mesmo que tudo diga que não tem jeito, sempre há um jeito quando temos JESUS no coração.
O rei Ezequias no passado tinha sido um bom servo do SENHOR, mas já não andava com o coração inteiro diante de DEUS. E, EZEQUIAS adoeceu de uma enfermidade mortal, e veio a ele o profeta Isaías e lhe disse: Põem em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Ezequias em nenhum momento murmurou contra DEUS, ele virou o seu rosto para a parede, profundamente arrependido, com o coração contrito e quebrantado, e orou ao SENHOR DEUS E PAI, pois ele sabia que a sua oração podia mover o coração de DEUS.
E DEUS ouviu a oração de Ezequias, e disse a Isaías: Vai e dize a Ezequias: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentareis aos seus dias quinze anos. Não importa o problema que você tem enfrentado, que você está vivendo, você sempre encontrara descanso em DEUS.
Quantos irmãos estão trabalhando na casa de DEUS, estão fazendo a obra do SENHOR, mas estão passando por problemas, por dificuldades, por uma prova muito dura na sua vida pessoal, mas sempre temos prazer de estar ao lado delas, pois elas sempre têm: Uma palavra de consolo: uma palavra de conforto, vindo da parte de DEUS. E você olha para o irmão ou para a irmã e diz: Eu não entendo como esse irmão, como essa irmã, com todos esses problemas transmite tanta paz. E a resposta é uma só, a presença de DEUS em nossa vida nos trás; gozo, paz, alegria, mesmo quando estamos com luta, por isso o servo de DEUS descansa no SENHOR.


ÊXODO 33 – 15 --- Então disse Moisés: Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui.
Moisés sabia o que fazia Israel diferente de qualquer nação era a presença de DEUS, poderiam caminhar e até alcançar Canãa, a terra prometida, mas nunca alcançaria a CANAÃ CELESTIAL.
Essa tem que ser a posição do servo de DEUS, orando, clamando pelo poder que há no sangue de JESUS e em nome de JESUS, para que o SENHOR se faça presente; no seu lar, na sua condução, no seu trabalho, na sua escola e na sua vida.
Quando aceitamos o SENHOR JESUS com o coração inteiro, de todo o nosso coração, nós podemos afirmar que fazemos parte do novo povo de DEUS, podemos afirmar que nós somos; geração eleita (por DEUS), sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por DEUS, propriedade exclusiva de DEUS, para que anunciemos as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Por isso o nosso canto de vitória é: MARANATA, O SENHOR JESUS VEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário