segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

IS 43-1 SÓ DEUS RESGATA O SER HUMANO.

IS 43-1 SÓ DEUS RESGATA O SER HUMANO.

IS 43-1-----------Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu.

O desejo de DEUS é resgatar toda população da terra. O texto lido retrata um resgate que só DEUS pode fazer por cada um de nós, por esse motivo DEUS enviou seu filho amado para nos; salvar, libertar e perdoar os nossos pecados. Na cruz morreu pelos nossos pecados, mas no terceiro dia ressuscitou. JESUS está vivo e presente na vida e no coração do servo fiel, mas JESUS deseja estar presente no coração de cada cidadão e de cada cidadã, que abrir a porta do seu coração e o deixar entrar e fazer morada. O servo de DEUS que entendeu o grande projeto de DEUS; que é a salvação e vida eterna em CRISTO JESUS, ele louva ao SENHOR dizendo: Não sou eu mais quem vive mais CRISTO vive em mim, a vida que agora eu vivo, eu a vivo pela fé.

O texto começa dizendo: ASSIM DIZ O SENHOR. Nós temos um DEUS que fala conosco através: Da sua palavra (revelada pelo seu ESPÍRITO SANTO); Dos louvores inspirados pelo ESPÍRITO SANTO de DEUS; Dos dons espirituais. Mas as pessoas insistem em adorar deuses que têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram; têm mãos não apalpam; têm pés e não andam e som nenhum sai de suas gargantas. Mais o servo fiel tem um DEUS que é de eternidade a eternidade, que vive e reina em seu coração. Por isso o servo fiel glorifica ao SENHOR dizendo: DEUS é a minha salvação, nele confiarei e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.

Assim diz o SENHOR, QUE TE CRIOU. O SENHOR criou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. A palavra de DEUS diz que nós somos o barro, e DEUS o nosso oleiro, e que somos todos (todos os seres humanos) obras de suas mãos. Mas quando fazemos a vontade de DEUS que é boa, perfeita e agradável, e aceitamos JESUS como único, exclusivo e suficiente salvador, deixamos de ser apenas; uma obra de DEUS, pois o SENHOR olha para nós e diz que nós não somos apenas uma criatura de DEUS, mais que passamos a ser servo de DEUS e pela nossa fidelidade ele nos chama de amigo. JESUS disse: Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu SENHOR; mas vos tenho chamado amigos, porque tudo que ouvi de meu PAI (de DEUS) vos tenho feito conhecer.

Assim diz o SENHOR que te criou, Ó JACÓ, E QUE TE FORMOU, Ó ISRAEL. A palavra de DEUS relata a experiência de Jacó que lutou a noite toda com o ANJO DO SENHOR, e o ANJO lhe disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém Jacó disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares. Então o ANJO do SENHOR disse: Não se chamará mais teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com DEUS e com os homens e prevaleceste. Jacó na realidade não lutou contra o ANJO DO SENHOR, mas lutou juntamente com o ANJO DO SENHOR e quando aceitamos o SENHOR JESUS e estamos em comunhão com o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, em comunhão com os irmãos, participando dos cultos, orando, jejuando, louvando e glorificando ao SENHOR, nós estamos na mesma posição que Jacó, lutando juntamente com o anjo do SENHOR, e lá do céu o SENHOR que nos conhece pelo nome nos contempla e nos chama de servos e servas do SENHOR, porque agora nós fazemos parte do novo Israel de DEUS, fazemos parte do novo povo de DEUS.

Assim diz o SENHOR que te criou. Ó Jacó, e que te formou ó Israel: NÃO TEMAS. O SENHOR sabe que enquanto estivermos nesse mundo passaremos; por muitas lutas, por muitas dificuldades, por muitas tribulações e aflições, mas ele todos os dias nos diz: Não temas e no versículo 2 ele explica porque não devemos temer quando diz: Quando passares pelas águas estarei contigo, e, quando pelos rios eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Na realidade o SENHOR está dizendo que você nunca estará sozinho, mesmo que você não esteja vendo solução, mesmo que todos digam que não tem jeito, saiba que o SENHOR está do seu lado e te ajudará. Assim como ele ajudou Moisés e seu povo a atravessar o mar vermelho, assim como ele ajudou Misaque, Medraque e Abdenego quando foram jogados na fornalha de fogo ardente, ele também será contigo e te ajudará.

Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, PORQUE EU TE REMI. Quantas pessoas acham que não tem direito de fazer parte da obra de DEUS devido ao seu passado, devido a tudo que já fez ao longo de sua vida, que não louvava e nem glorificava a DEUS. Outras aceitaram JESUS de todo o seu coração, são novas criaturas, lavadas e remidas pelo sangue de JESUS, mas as vezes são cobradas por todos aqueles que não fazem parte da obra de DEUS,devido ao seu passado, por tudo aquilo que fizeram no passado que não louvava e nem glorificava ao SENHOR, mas o SENHOR que é misericordioso, olha para cada um de nós que aceitamos o seu filho amado JESUS e diz: EU já te perdoei, do seu passado eu não me lembro mais. Por isso a palavra de DEUS diz: Nenhuma condenação há para os que estão em CRISTO JESUS, que não andam segundo a carne, mas segundo o ESPÍRITO DE DEUS.

Assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi, CHAMEI-TE PELO TEU NOME. O SENHOR te chamou para fazer parte da sua obra, você é um convidado especial do SENHOR JESUS, você agora é uma das ovelhas do SENHOR, e ele te conhece pelo teu nome. A palavra de DEUS diz: Que as suas ovelhas ouvem a sua voz, e ele chama as suas ovelhas pelo nome e vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. O SENHOR conhece cada membro da sua obra pelo nome e para que possamos segui-lo, para que ele esteja sempre adiante de nós, devemos ler a palavra de DEUS, e consultarmos a palavra de DEUS antes de tomarmos qualquer decisão, pois DEUS fala conosco através da sua palavra. O SENHOR nos conhece pelo nome, mas nós temos que ter uma certeza, que importante é o nome de JESUS a ele toda honra, toda glória e todo louvor. O nosso nome não é importante para DEUS, o que importa para DEUS é que sejamos servos e servas do SENHOR JESUS. O apóstolo Pedro sabia que o seu nome não tinha importância, mas ele também sabia que importante e poderoso é o nome de JESUS, até porque DEUS exaltou o seu filho amado e lhe deu um nome que está acima de todo nome, para que ao nome de JESUS se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e para que toda língua venha confessar que JESUS CRISTO é o SENHOR, para glória de DEUS PAI. Por isso diante de um mendigo que ainda por cima era coxo e que tanto precisava de uma benção, Pedro disse ao mendigo: Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho isso te dou em nome de JESUS CRISTO O NAZARENO, levanta-te e anda. No mesmo instante o coxo se levantou e andou, e entrou com eles no templo, andando e saltando, e louvando a DEUS.

Assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: não temas, porque eu te remi, chamei-te pelo teu nome, TU ÉS MEU. Não importa o momento que estamos vivendo, a luta ou dificuldade que estamos enfrentando, temos que ter uma certeza, que nós somos propriedade exclusiva de DEUS, por isso a palavra de DEUS diz: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu DEUS; eu te esforço, e te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça. Se a palavra de DEUS diz que somos dele, temos que ter uma certeza, que enquanto estivermos nesse mundo o SENHOR sempre nos ajudará, mas que o nosso verdadeiro lugar, a nossa verdadeira morada é no céu.

POR ISSO A IGREJA FIEL CLAMA: MARANATA- O SENHOR JESUS VEM!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

MT 2 – 1 a 12 JESUS NASCEU EM BELÉM DA JUDÉIA E NO CORAÇÃO DE TODOS QUE O ADORAM EM ESPÍRITO E EM VERDADE.

MT 2 – 1 a 12 JESUS NASCEU EM BELÉM DA JUDÉIA E NO CORAÇÃO DE TODOS QUE O ADORAM EM ESPÍRITO E EM VERDADE.

MT 2 – 1 E, Tendo JESUS nascido em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
MT 2 – 2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
MT 2 – 3 E o rei Herodes, ouvindo isto, pertubou-se, e toda Jerusalém com ele.
MT 2 – 4 E congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o CRISTO.
MT 2 – 5 E eles lhe disseram: Em Belém da Judéia; porque assim está escrito pelo profeta;
MT 2 – 6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Jerusalém, porque de ti sairá o guia que há de apascentar o meu povo de Israel.
MT 2 – 7 Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
MT 2 – 8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando o achardes, participai-mo, para que eu também vá e o adore.
MT 2 – 9 E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
MT 2 – 10 E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande alegria.
MT 2 – 11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria a sua mãe, e prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirras.
MT 2 – 12 E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para sua terra por outro caminho.


JESUS nasceu em Belém da Judéia, essa cidade era chamada assim para distinguir da cidade de Belém da Galiléia, pois Belém da Judéia é a mesma cidade onde o rei Davi nasceu. O nascimento de JESUS ocorreu durante o governo do rei Herodes, também conhecido como Herodes o grande, um rei extremamente cruel e sanguinário, que mandou matar três filhos, várias esposas. Herodes não era Judeu, era idumeu ou edomita, descendente de Esaú, foi nomeado governador da Judéia pelo senado de Roma e apoiado pelo general Marco Antônio.
A palavra de DEUS dizia que JESUS nasceria em Belém, na cidade do rei Davi. A data que JESUS nasceu ninguém sabe ao certo, mas tendo JESUS nascido em Belém da Judéia, eis que vieram uns magos do oriente a JERUSALÉM, guiados por uma estrela. Os magos não conheciam as escrituras e em algum momento desviaram o olhar da estrela e foram parar em Jerusalém, quando deveriam estar em Belém da Judéia. Quando deixamos de ler e consultar a palavra de DEUS ou deixamos de seguir as orientações do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, em vez de termos um encontro com JESUS, temos um encontro com Herodes, com todos aqueles que querem destruir a nossa fé ou matar o menino JESUS, que muitas vezes acabou de nascer no nosso coração.
A palavra de DEUS não diz que os magos eram reis e também não diz os seus nomes, até porque o SENHOR não faz acepção de pessoas, para DEUS, no momento em que aceitamos o SENHOR JESUS como único e suficiente salvador passamos a ser conhecido como servos e servas de DEUS. A palavra de DEUS também não diz se eram: dois; três ou mais magos, porque o SENHOR não está preocupado com a quantidade de pessoas que o adora, na realidade o SENHOR procura verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e em verdade.
JESUS CRISTO é o cabeça da igreja, os magos representam todas as pessoas que estão distante da obra de DEUS, que ainda não fazem parte do novo povo de DEUS, mas que se dirigem a igreja com o coração quebrantado, dispostos a ter um encontro real e verdadeiro com JESUS, desejando conhecer, buscar e adorar a DEUS em ESPÍRITO e em verdade.
Em Jerusalém os magos perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus. O rei Herodes ouvindo isto pertubou-se, e toda Jerusalém com ele. Quando JESUS CRISTO nasce em nosso coração, quando ele verdadeiramente nasce em nossa vida, ficam pertubados, todos aqueles que não louvam e nem glorificam o nome do SENHOR, porque agora eles têm uma certeza, que o REI e SENHOR de nossas vidas chama-se JESUS CRISTO.
Apalavra de DEUS diz que o SENHOR nos fez também capazes de ser ministros dum novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o espírito vivifica. Os príncipes, sacerdotes e escribas conheciam a palavra de DEUS na letra, como se fosse um livro de história ou de geografia, e disseram a Herodes que o menino JESUS nasceria em Belém da Judéia, porém como eles não tinham a revelação dada pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS, não perceberam o momento que eles estavam vivendo, não perceberam o momento que eles tanto aguardavam, não perceberam que o menino JESUS tinha acabado de nascer. Quando lemos a palavra de DEUS temos que orar e pedir a DEUS, que ele nos dê a sua revelação, que ele fale conosco através do seu ESPÍRITO SANTO e nos dê a sua orientação.
Herodes disse aos magos: Ide e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando achardes, participai-mo, para que eu também vá e o adore. A palavra de DEUS diz: Sem fé é impossível agradar a DEUS, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de DEUS creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Só que existe os Herodes dos tempos atuais, que quando convidados até vão à igreja, que buscam ao SENHOR e agem: Diligentemente; sutilmente; cuidadosamente, para que você pense que a intenção dele é adorar ao SENHOR JESUS, mas a sua verdadeira intenção é esfriar a sua fé e afastá-lo definitivamente da presença do SENHOR.
Os magos ouviram o rei e partiram, mas seguiram a estrela que estava sempre diante deles. O ESPÍRITO SANTO DE DEUS está sempre na nossa frente, para nos guiar, para nos orientar, para que não venhamos a desviar do caminho que nos levará a salvação e vida eterna em CRISTO JESUS. Só que muitas vezes saímos do caminho, por nos deixar levar pela nossa razão, nos desviamos do caminho, quando temos que tomar uma decisão e só nos preocupamos com o que achamos ou pensamos, e não nos preocupamos com o que DEUS acha ou pensa da decisão que tomamos ou da decisão que estamos preste a tomar.
A estrela se deteve sob o lugar que estava o menino. A estrela representava o ESPIRITO SANTO DE DEUS. A palavra de DEUS, se referindo a JESUS diz: O ESPÍRITO do SENHOR JEOVÁ está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu para pregar boas novas aos mansos: enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos. Se você é um servo sincero e fiel ao SENHOR saiba que JESUS está presente no seu coração, na sua vida e o ESPÍRITO de DEUS também está sobre ti.
A estrela parou sob o lugar que estava o menino JESUS, eles ainda não tinha visto o menino e alegraram-se muito com grande alegria. Jesus vai voltar para buscar a sua igreja, nós não vimos JESUS, mas só por aceitá-lo em nosso coração vivemos momentos de grande alegria. O SENHOR JESUS deixou uma palavra maravilhosa para sua igreja, que não viu JESUS presente fisicamente, mas pela fé creu e disse: Bendito (abençoado) aqueles que não viram e creram.
Quando JESUS se faz presente em nossas vidas; podemos estar desempregado, podemos estar doente, podemos estar passando por lutas ou dificuldades, mas o ESPÍRITO SANTO de DEUS nos consola, nos conforta e mesmo vivendo momentos tão adversos em nossas vidas sentimos grande alegria, pois temos a certeza que no tempo certo o SENHOR estenderá a sua mão de poder e nos abençoará.
Os magos não faziam parte do povo de DEUS, mas enfrentaram os perigos do deserto, viajaram milhares de quilômetros, não mediram esforços para adorar aquele que acabara de nascer em Belém da Judéia e nos seus corações. Muitas vezes nós que estamos próximo a igreja deixamos de ir à casa do SENHOR para adorá-lo.
JESUS CRISTO é o cabeça da igreja. Os magos quando viram JESUS ofereceram o que eles tinham de melhor, de mais precioso, eles abriram seus tesouros e ofereceram; ouro, incenso e mirra. O servo fiel vai para igreja com o coração com o coração aberto, com o seu coração voltado para o SENHOR, e oferece para JESUS o que ele tem de melhor, de mais precioso, ele oferece o seu coração por inteiro.
Os magos foram avisados por divina revelação em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram por outro caminho. O servo do SENHOR quando aceita o SENHOR JESUS em espírito e em verdade, é dirigido pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS e deixa de andar no mesmo caminho de Herodes, no caminho que não louva e nem glorifica o nome de DEUS, pois agora ele tem como a sua bandeira principal a salvação e vida eterna em CRISTO JESUS.

O seu cântico de vitória é: MARANATA O SENHOR JESUS VEM!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

JONAS 3-1 a 10 ---QUANDO JONAS DECIDIUCUMPRIR AS ORIENTAÇÕES DE DEUS, OS NINIVITAS SE ARREPENDERAM DOS SEUS MAUS CAMINHOS.

JONAS 3-1 a 10 ---QUANDO JONAS DECIDIU CUMPRIR AS ORIENTAÇÕES DE DEUS, OS NINIVITAS SE ARREPENDERAM DOS SEUS MAUS CAMINHOS.

JONAS 3.1 --- E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:
JONAS 3.2 --- Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse.
JONAS 3.3 --- E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR. Era, pois, Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho.
JONAS 3.4 --- E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
JONAS 3.5 --- E os homens de Nínive creram em DEUS, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até o menor.
JONAS 3.6 --- Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si os seus vestidos, e cobriu-se de saco, e assentou-se sobre a cinza.
JONAS 3.7 --- E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem lhes dê pasto, nem bebam água.
JONAS 3.8 --- Mas os homens e os animais estarão cobertos de sacos, e clamarão fortemente a DEUS, e se converterão, cada um, do seu mau caminho e da violência que há em suas mãos.
JONAS 3.9 Quem sabe se voltará DEUS, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
JONAS 3.10 --- E DEUS viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e DEUS se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.

JESUS disse: Amai os vossos inimigos, bendizei os que os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.
Nínive era a capital da Assíria, representava o poder dominante no oriente médio. Os assírios dominavam grande parte do mundo conhecido e tratavam as nações dominadas de forma desumana e cruel. O povo de DEUS tinha motivos para não gostar e temer os Assírios. Mas DEUS não faz acepção de pessoas e deseja restaurar, deseja recuperar o ser humano, por mais cruel que ele seja.
Jonas foi um profeta israelita, filho de Amitai, da tribo de Zebulom que recebeu uma incumbência de DEUS, ir para a Cidade de Nínive e clamar contra ela dizendo: Se eles não se arrependerem dos seus maus caminhos, dentro de quarenta dias Nínive seria destruída.
Jonas teria que ter coragem, para pregar esta mensagem a um povo que não servia a DEUS, a um povo violento e cruel, a um povo que ele achava que devia ser castigado pelos seus erros.
Jonas preferiu fugir para Társis, preferiu desobedecer às orientações do SENHOR, comprou uma passagem de navio em Jope e embarcou para Társis. Jonas achava que estava simplesmente fugindo para Társis, mais na realidade ele estava fugindo da presença de DEUS.
O servo fiel ele clama pela presença de DEUS, em todas as decisões que ele tem que tomar ao longo de sua vida. Moisés, servo fiel do SENHOR, disse para DEUS: Se sua presença não for comigo não me faça sair daqui, e DEUS lhe respondeu: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Quando clamamos a DEUS suplicando pela presença de DEUS, o SENHOR olha Lá do alto e nos diz: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. O SENHOR está te dizendo: Eu estou contigo meu irmão, minha irmã, esquece os seus problemas, descanse em mim, apenas louve e glorifique ao SENHOR, pois eu estou presente em sua vida e no tempo certo você verá a glória de DEUS.
Jonas preferiu ir para uma terra distante, preferiu pegar um navio e ir para Társis, e quantos servos do SENHOR estão vivendo numa terra distante, não fisicamente ou geograficamente, mas espiritualmente, pois; dificilmente oram, dificilmente louvam e glorificam ao SENHOR DEUS E PAI em nome de JESUS e dificilmente vão à igreja.
Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se. Para aliviar o peso do navio os marinheiros começaram a jogar a carga ao mar, e cada um orava ao seu DEUS, mas Jonas foi para o porão do navio e dormiu um sono profundo.
A palavra de DEUS diz: Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. O navio estava afundando e Jonas estava dormindo. Jonas estava tendo o sono da indolência, na luta, na dificuldade não ora, não busca ao SENHOR. Quantas vezes estamos acordado, passando por lutas e dificuldades, mas espiritualmente estamos dormindo o sono da indolência, sem orar,sem clamar e sem buscar ao SENHOR.
O rei Davi passou por muitas tribulações, mas foi mais do que vencedor, porque sempre colocou sua confiança no SENHOR, por isso ele disse no livro dos salmos: Ele é o meu DEUS, o meu refugio, a minha fortaleza e nele confiarei. Jonas quando questionado pelos marinheiros por que razão sobreveio tal mal, ele disse: Eu sou Hebreu e temo ao SENHOR, o DEUS do céu que fez o mar e a terra seca, e muita gente teme a DEUS, mas está sendo derrotado como Jonas, pois no momento da dificuldade não deposita sua confiança no SENHOR.
Os marinheiros sem saber o que fazer disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se acalme? E Jonas lhes disse: Levantai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará; Porque eu sei que por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade.
O SENHOR deu uma orientação a Abraão: sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. FAR-te-ei uma grande nação, abençoar-te-ei, e engrandecerei teu nome, e tu serás uma benção. Abraão em obediência a DEUS deixou tudo para trás, e seguiu com seu sobrinho Ló para a direção que DEUS iria lhe mostrar ao longo do caminho. Devido a sua obediência Abraão foi muito abençoado. Ló só por caminhar lado a lado com Abraão também foi muito abençoado.
Jonas em desobediência a orientação do SENHOR, trouxe luta para ele e para todos que estavam com ele. Quando desobedecemos ao SENHOR, trazemos lutas para nós e para os que caminham ou navegam conosco.
OBS.: Quando não fazemos a vontade de DEUS, ate o que conquistamos com esforço acabamos perdendo. Jonas pela sua desobediência gastou o seu dinheiro inutilmente.
Jonas foi lançado ao mar; e cessou o mar da sua fúria, mas DEUS providenciou o escape, ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. Mesmo Jonas sendo infiel, DEUS permaneceu fiel a Jonas.
A primeira atitude dos servos de DEUS deve ser a de conversar com DEUS, através da oração, do clamor, mas Jonas só se lembrou de orar, de clamar ao SENHOR quando estava nas entranhas do peixe. A oração do servo de DEUS deve ser; Senhor que eu não venha atrapalhar a sua obra, que eu não venha fazer minha vontade, que eu não venha agir como o profeta Jonas, e mesmo que eu não entenda seus propósitos, que eu venha fazer a tua vontade, que é boa perfeita e agradável.
Após a oração de Jonas, o SENHOR falou ao peixe, e ele vomitou Jonas a terra. E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a oração que eu te disse. O homem diz que nos perdoa, mas está sempre dizendo que não nos dará uma segunda chance, e a desculpa é sempre a mesma: Quem fez uma vez pode fazer de novo, na realidade o homem perdoa com os seus lábios, mas não perdoa com o seu coração, com suas atitudes. Mas o DEUS que nós servimos além de nos perdoar, sempre nos dá uma nova oportunidade.
A orientação de DEUS era para ele pregar exatamente a mensagem que ele passou para Jonas, não o que Jonas desejava pregar ou o que o povo de Nínive desejava ouvir. A mensagem que DEUS disse a Jonas tinha apenas sete ou oito palavras. Atualmente, se um pregador sob a orientação do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, pregar uma mensagem no culto com apenas sete ou oito palavras, muitos irmãos irão dizer: Esta mensagem não tem principio, nem meio, nem fim. Outros dirão: Ele começou a mensagem pelo fim. Ainda irão dizer: Se ele não tinha mensagem, por que não deu oportunidade para outro pregador. Mas quando pregamos orientado pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS, a palavra de DEUS nunca volta vazia, e no tempo certo veremos os frutos da mensagem.
Jonas percorreu a cidade por três dias, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida (destruída). Face à mensagem pregada por Jonas, os ninivitas creram em DEUS, do maior ao menor, até o rei foi alcançado pela palavra de DEUS. O rei tirou as suas vestes, se vestiu de saco e assentou-se sobre cinzas (era um costume da época para demonstrar seu arrependimento).
O rei ainda proclamou um decreto que todos os cidadãos de Nínive deveriam se vestir de saco e jejuar (inclusive os animais), orar a DEUS e se converter cada um do seu mau caminho e da sua maldade.
Os fariseus e seus escribas perguntaram a JESUS: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores?
Respondeu-lhes JESUS: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento. O Desejo de Deus é que todas as pessoas sejam salvas, por isso ele enviou o seu filho (JESUS) ao mundo para nos salvar e libertar, na cruz morreu pelos nossos pecados, mas ressurgiu e vivo está.

Quem cura, quem liberta, quem converte é o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, mas DEUS nos usa como instrumento na realização de sua obra. Assim como DEUS usou JONAS, ele quer usar você no seu projeto de salvação e vida eterna em CRISTO JESUS.
E DEUS viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e DEUS se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez. Porque para DEUS não é importante o nosso passado, se o nosso passado fosse importante para o SENHOR, Paulo não seria um servo do SENHOR, quanto mais um Apóstolo. Importante para DEUS é que estejamos profundamente arrependidos, pois um coração contrito e quebrantado não despreza o SENHOR NOSSO DEUS.
O desejo de DEUS é que JESUS entre no nosso lar, e devido ao nosso comportamento ele possa dizer o mesmo que disse para Zaqueu: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido.
Por isso o nosso clamor é: MARANATA, O SENHOR JESUS VEM!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

ATOS 9. 10 a 18 --- ANANIAS SE DISPÔS A TRABALHAR PARA A OBRA DE DEUS.

ATOS 9. 10 a 18 --- ANANIAS SE DISPÔS A TRABALHAR PARA A OBRA DE DEUS.

ATOS 9.10 --- E havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o SENHOR em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, SENHOR.

ATOS 9.11 --- E disse-lhe o SENHOR: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois que ele está orando.

ATOS 9.12 --- E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

ATOS 9.13 --- E respondeu Ananias: SENHOR, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

ATOS 9.14 --- E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos que invocam o teu nome.

ATOS 9.15 --- Disse-lhe, porém o SENHOR; Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

ATOS 9.16 --- E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

ATOS 9.17 --- E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o SENHOR JESUS, que te apareceu no caminho por onde vinhas (caminho de Damasco), me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

ATOS 9.18 --- E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a visão; e, levantando-se foi batizado.

Saulo, que mais tarde viria a ser o Apóstolo Paulo, foi o maior perseguidor da igreja primitiva. Saulo ameaçava de morte os seguidores do SENHOR JESUS, assolava a igreja que estava se formando, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.
Saulo, indo no caminho de Damasco, foi cercado por uma luz do céu, e caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
JESUS ainda disse: Eu sou JESUS, a quem tu persegues. Levanta-te e entra na cidade, e lá será dito o que te convém fazer.
A palavra de hoje diz que o SENHOR JESUS apareceu em visão e chamou o discípulo chamado Ananias para executar uma tarefa na obra do Senhor. O SENHOR JESUS chama a todos as pessoas para trabalhar na sua obra, para uns ele chamou para o grupo de louvor (coral), outros para o grupo de oração, outros para o grupo de evangelização, outros para o diaconato, outros para o Ministério, o SENHOR JESUS não quer ver ninguém parado na sua obra, o certo é que cada um de nós é muito importante para DEUS.
Até Saulo, que era perseguidor da sua obra, foi chamado para fazer parte deste projeto de salvação e vida eterna, e o que parecia impossível aconteceu, ele aceitou JESUS como único exclusivo e suficiente salvador, por isso não podemos desanimar pelo nosso filho, pela nossa esposa, pelos nossos pais que ainda não fazem parte desse projeto.
Ananias quando foi chamado por JESUS disse: Eis-me aqui, SENHOR. A primeira característica de quem conhece a DEUS é crer e, a segunda característica de quem conhece a DEUS é a de sempre responder sim para DEUS e dizer: Eis-me aqui, SENHOR.
O profeta Isaías quando ouviu a voz do SENHOR que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por mim? Ele não ficou esperando que alguém se apresentasse, imediatamente respondeu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
JESUS só deu continuidade à conversa, porque Ananias respondeu sim. O SENHOR não dá continuidade à conversa com pessoas negativas, muitas vezes você está esperando uma benção e não recebe por estar sempre murmurando ou se lamentando.
Não importa quanto tempo você está esperando uma resposta do SENHOR ou se você se acha preparado ou não para fazer a OBRA de DEUS, ele está sempre nos dizendo: Levanta. Não podemos deixar que o desânimo paralise a obra de DEUS.
JESUS sabia da conversão de Saulo, mas Ananias não sabia, e JESUS orienta para ele visitar o maior inimigo da igreja primitiva. Muitas vezes queremos ficar acomodado no nosso lar, na nossa igreja, mas o SENHOR sempre está nos lembrando, que não podemos nos acomodar, pois nesse mundo existem muitos Saulos precisando de uma visita, precisando de uma palavra revelada pelo ESPÍRITO SANTO de DEUS, precisando de oração.
Saulo teve um encontro real e verdadeiro com JESUS, Saulo agora era uma nova criatura, lavado e redimido pelo sangue de JESUS, quando temos um encontro real e verdadeiro com o SENHOR a nossa vida nunca mais é a mesma, é como se fossemos outra pessoa, pois deixamos de agradar a esse mundo e só pensamos em agradar a DEUS.
O salmista Davi quando estava esperando uma resposta de DEUS disse: Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.
Saulo levou um bom tempo até se converter e muitas vezes não temos paciência para orar pelos nossos parentes e aguardar no SENHOR, mas se perseverarmos em oração no tempo de DEUS nós diremos: Eu glorifico a DEUS em nome de JESUS todos os dias; pela minha família que espiritualmente estava morta, mas ressuscitou.
Saulo estava orando. Os discípulos de JESUS ainda não sabiam, mas Saulo estava completamente quebrantado e um coração contrito e quebrantado não despreza o SENHOR NOSSO DEUS. Muitas vezes estamos orando por uma pessoa e ela está completamente quebrantada e nós não acreditamos, porque nos falta fé. Por isso a palavra de DEUS está sempre dizendo: Levanta irmão, levanta irmã porque a obra de DEUS é para quem tem fé é para quem crê, e se tu creres, tu verás a glória de DEUS.
Ananias era servo do SENHOR e estava acostumado com visões da parte de DEUS, mas Saulo servo de DEUS tinha acabado de aceitar o SENHOR JESUS e já estava tendo visões, já estava tendo experiências com o SENHOR. DEUS não está preocupado se tem um dia ou um ano que você aceitou JESUS, ele simplesmente está contemplando o seu coração e verificando se realmente você está com o coração quebrantado, pois ele deseja que você tenha experiências profundas com ele através do seu SANTO ESPÍRITO.
Para os discípulos de JESUS encontrar-se com Saulo significava a morte ou a prisão, pela ótica humana Saulo nunca iria mudar, nunca iria se converter, e JESUS disse a Ananias; vai visitá-lo, pois para mim ele é um vaso escolhido. Quantos servos do SENHOR não acreditam que possa haver uma mudança no seu filho, na sua filha, nos seus pais, mas a orientação de DEUS é para você não parar no caminho, é para você continuar marchando, continuar indo para a casa de DEUS. Na sua ótica já esta tudo perdido, não tem mais jeito, esta é a sua ótica, mas não é a ótica de DEUS, na ótica de DEUS a sua família será uma benção, mas é preciso crer e confiar em JESUS.
Nós que servimos ao SENHOR JESUS, somos um vaso escolhido para trabalhar na sua obra, mas assim como Saulo existem diversos vasos escolhidos por DEUS, que ainda não conhecem a palavra de DEUS e necessitam ouvir uma palavra revelada pelo ESPÍRITO SANTO de DEUS, para terem suas vidas transformadas. E esse trabalho o SENHOR não confiou aos anjos, mas aos seus servos.
Ananias poderia ter dito, esta tarefa é muito perigosa, é muita responsabilidade, eu sou apenas um discípulo, porque o SENHOR não envia um Apóstolo ou ao menos um diácono, mas ele não murmurou, pois ele entendeu que o SENHOR quer usar a todos que fazem parte da sua obra, independente do seu cargo ou função na igreja.
Uma das maiores armas espirituais que os servos de DEUS têm é a obediência, pois através da obediência nos frustramos o inferno, o que o adversário de nossas almas mais quer, é que não venhamos a obedecer às orientações do SENHOR, pois quando não obedecemos às orientações do SENHOR, nós nos enfraquecemos espiritualmente e ele passa a ter poder sobre nossas vidas. Saulo achava que era muito perigoso, mas obedeceu. Mesmo sem saber qual era o problema de Saulo, mas ele tinha uma certeza que, aquele que podia solucionar todo e qualquer problema ia com ele. Se você esta fazendo à obra em obediência a palavra de DEUS, saiba que o SENHOR é contigo, saiba que a mão do SENHOR está estendida sobre ti; para te guardar, para te proteger e para te livrar de todo mal.
Sob orientação do SENHOR, Ananias foi, e pela fé ele sabia que não ia enfrentar um inimigo, mas que teria um encontro com um novo servo de DEUS, e quando chegou a casa chamou de irmão aquele que tanto perseguiu os servos de JESUS.
A palavra de DEUS diz: Mostrai piedade e misericórdia cada um a seu irmão.
Sempre falamos em perdão e misericórdia, mas será que somos capazes de chamar de irmão aquele que tanto nos perseguiu. Quando somos capazes de perdoar, de chamar de irmão não apenas com a boca, mas com o coração, nos identificamos com JESUS.
Ananias orientado por JESUS impõem a mão sobre Saulo para que ele venha a ser cheio do ESPÍRITO SANTO, imediatamente ele passa a ver com os olhos carnais e com os olhos espirituais, logo em seguida ele levantou e foi batizado. Jesus disse: quem crer e for batizado será salvo.
E a maior vitória que o homem pode ter é a salvação e vida eterna em CRISTO JESUS.
MARANATA. O SENHOR JESUS VEM!

domingo, 4 de outubro de 2009

LUCAS 18- 1 a 8 --- A PARÁBOLA DO JUIZ INÍQUO (INJUSTO, PERVERSO).

LUCAS 18- 1 a 8 --- A PARÁBOLA DO JUIZ INÍQUO (INJUSTO, PERVERSO).
LC 18.1 --- JESUS contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer (desanimar),
LC 18.2 --- Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz que nem a DEUS temia e nem respeitava o homem.
LC 18.3 --- Havia também naquela mesma cidade uma certa viúva, e ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
LC 18.4 --- E por algum tempo não quis; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a DEUS, nem respeito os homens,
LC 18.5 --- Todavia, como esta viúva me molesta (importuna), hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
LC 18.6 --- E disse o senhor: Ouvi o que diz o injusto JUIZ.
LC 18.7 --- E DEUS não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
LC 18.8 --- Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando, porém, vier o filho do homem achará fé na terra.

JESUS começa a parábola falando do dever de orar, porque a oração move o coração de DEUS, a oração nos levanta quando estamos caídos ou preste a cair, a oração liberta os oprimidos e através da oração também louvamos e glorificamos a DEUS. Se não conversarmos com DEUS através da oração a derrota é certa. Mesmo que o momento que estejamos vivendo seja muito difícil, mesmo que todos digam: Que não a cura para sua enfermidade; que você não será promovido no trabalho; que você não tem chance no concurso que irá fazer; que sua empresa irá falir devemos orar e nunca desfalecer ou nunca perder a esperança. Pois servimos a um DEUS que tudo pode e nenhum de seus pensamentos pode ser impedido e no tempo certo ele nos dará a resposta. Tem pessoas que está preste a receber a benção e não recebe porque para de orar, porque não persevera. Por isso o apóstolo Paulo orientou aos cristãos da igreja de tessalônica que eles deveriam orar sem cessar, que eles deveriam orar até receber a benção, como sempre estamos precisando de uma benção não podemos parar de orar.

Essa parábola tem três personagens; o primeiro personagem é o juiz, que é perverso e injusto e acima de tudo tinha todo o poder para julgar e decidir as questões na cidade; o segundo personagem é a viúva, que é uma pessoa fraca, desprotegida e que não tinha intimidade e nem conhecia o juiz, mas precisava que o juiz julgasse a sua causa e resolvesse o seu problema e o terceiro personagem o adversário que incomodava a viúva.



Sempre haverá: Na sua cidade um juiz iníquo; no seu trabalho um chefe iníquo; na sua escola um professor iníquo, mas a palavra de DEUS diz: Que nós não temos que lutar contra a carne e o sangue, melhor dizendo, nós não temos que ficar discutindo com eles, mas conversando com DEUS, lutando com DEUS em oração em nome de JESUS, para que ele venha fazer justiça e nós venhamos receber a benção que tanto necessitamos.
Às vezes o nosso maior adversário não são os principados, potestades e as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais, mais nós mesmos, o nosso orgulho, a nossa vaidade, o nosso desejo de poder e de status, por isso temos que falar para DEUS como disse o rei Davi no livro dos salmos: Sonda-me, ó DEUS, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
O juiz era injusto, mau, perverso e acima de tudo não temia a DEUS nem os homens e não estava nem um pouco preocupado com as necessidades da viúva e não queria atender ao pedido da viúva, até porque ele não tinha intimidade com a viúva nem ao menos conhecia a viúva, para ele era apenas, mas um problema entre tantos processos que ele tinha que julgar,mas como ela estava todos os dias diante dele pedindo, rogando, suplicando ele resolveu fazer justiça e julgar a sua causa, só para ela parar de importuná-lo. A parábola não diz quanto tempo ela insistiu, mas o certo é que ela perseverou até receber a benção, e essa tem que ser a nossa posição diante do nosso justo JUIZ que é DEUS, perseverar em oração até recebermos a benção que tanto desejamos. As pessoas dizem para nós o mesmo que disseram para Jairo: Tua filha já morreu porque incomodas o mestre, é como se dissesse: O seu caso, o seu problema não tem solução, mas Jairo continuou marchando com CRISTO e viu a sua filha ressuscitar, e se você permanecer orando mesmo no meio das lutas e das provas o SENHOR irá ressuscitar os seus sonhos que estão mortos e enterrados em seu coração.
A viúva tinha um adversário que precisava ser vencido, mas ela só precisava que o juiz iníquo fizesse justiça, por isso o adversário quase não é mencionado na parábola. E nós temos um DEUS que é justo e reto, e tem pessoas falando nos cultos mais no adversário do que em DEUS. A preocupação da viúva era com a atitude do juiz e essa tem que ser a principal preocupação dos servos do SENHOR, a de buscar a DEUS todos os dias em nome de JESUS, e quando estamos nessa posição, DEUS age em nosso favor, e os nossos adversários são derrotados pelo poder que há no sangue e no nome de JESUS.
JESUS pede que meditemos na atitude do JUIZ, diante da insistência da viúva, até porque o juiz mesmo sendo mau e perverso mesmo sem conhecer a viúva, ele foi capaz de fazer justiça e resolver definitivamente o problema da viúva. E nós estamos numa posição completamente diferente da viúva, porque ela não conhecia o juiz, mas nós conhecemos o nosso justo JUIZ, ele nos conhece desde o ventre de nossas mães, e a palavra de DEUS diz: Assim diz o SENHOR que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas ó JACÓ, servo meu, e tu Jesurum (meu povo) a quem escolhi. E o SENHOR ainda diz: Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.
O SENHOR JESUS ainda disse: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrie-se-vos-á. Porque aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre. Por isso nós temos a certeza em nossos corações, que DEUS sempre abençoará os seus escolhidos (seus servos), que são perseverantes, que não desanimam quando estão passando por uma prova, quando estão enfrentando lutas ou dificuldade, mas mesmo assim continuam fiéis, louvando e glorificando a DEUS e clamando a DEUS em nome de JESUS. Mesmo que a sua benção esteja demorando, espera e descansa no SENHOR, porque o SENHOR não falhará contigo, mas tudo ocorre no tempo de DEUS.
A nossa maior conquista é a vitória que vence o mundo, que nos garante salvação e vida eterna em CRISTO JESUS, e a vitória que vence o mundo é a nossa fé. JESUS termina de contar a parábola perguntando: Quando JESUS voltar achará fé na terra? Os discípulos não responderam talvez porque não soubessem, eu também não sei, mais uma coisa eu sei, que o SENHOR JESUS achará fé no coração de todos os fiéis, no coração de todos aqueles que escutam e obedecem a palavra de DEUS e o adoram em ESPÍRITO e em verdade.
Por isso a igreja fiel clama. MARANATA. ORA VEM SENHOR JESUS!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

APOCALIPSE 3 – 20 E APOCALIPSE 4 – 1 --- DUAS PORTAS PARA A ETERNIDADE.

APOCALIPSE 3 – 20 E APOCALIPSE 4 – 1 --- DUAS PORTAS PARA A ETERNIDADE.
João, o último dos apóstolos a morrer, foi preso pelos romanos, numa ilha rochosa; vulcânica e com muitos montes, para que o evangelho não fosse pregado, nem divulgado, só que João fisicamente estava preso, mas seu espírito estava solto. E naquela prisão ele teve experiências profundas com o SENHOR JESUS, ele foi arrebatado em espírito e o SENHOR lhe mostrou através de uma seqüência de visões, as coisas que cedo deviam acontecer, que ele chamou de Apocalipse.
Alguns irmãos fisicamente estão soltos, mas se sentem espiritualmente presos, por não poderem ir à igreja por causa dos seus pais que não são evangélicos, outros devido ao seu trabalho ou por causa da violência no seu bairro, mas se você separar um tempo para buscar ao SENHOR no seu quarto ou num cantinho no seu trabalho, a sua casa ou o seu trabalho se tornará a sua ilha de Patmos, e você passará a ter experiência profunda com o SENHOR, em casa, na escola, ou no trabalho.
A palavra de hoje fala de dois momentos distintos que o SENHOR JESUS revelou ao apóstolo João na ilha de patmos, em apocalipse 3. 20 a palavra menciona a porta como sendo aquela que nos pertence, que abre ou fecha o nosso coração, mas o SENHOR JESUS também disse: Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo, pois ele é a porta que abre para o céu

APOCALIPSE 3. 20 --- JESUS disse: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
JESUS não enviou um diácono; um pastor ou um anjo para bater a porta do nosso coração, ele mesmo se faz presente e bate delicadamente, não arromba a porta, também não invade o nosso coração, pois ele nos concedeu o direito do livre arbítrio, a decisão é nossa. Ele simplesmente bate e fica aguardando, que venhamos abrir a porta do coração, pois ele quer entrar e fazer morada. O SENHOR quer entrar no seu coração, fazer parte da sua vida, da sua intimidade e te conceder uma vida repleta de gozo, paz e alegria. Quando deixamos JESUS entrar em nosso coração, o ESPÍRITO SANTO DE DEUS nos consola, nos conforta e quando estamos passando por lutas ou por adversidades o ESPÍRITO SANTO de DEUS coloca no nosso coração, a certeza de que obteremos a vitória.

A palavra diz: Se alguém, o SENHOR JESUS não especifica quem, ele não diz que quer morar somente na casa daquele que faz parte da obra de DEUS, a muito ou há pouco tempo, pois ele não faz acepção de pessoas. Ele só diz: SE alguém. E você que ainda não aceitou JESUS como único exclusivo e suficiente salvador, mesmo que tenha feito muitas coisas erradas ao longo de sua vida, se hoje você abrir o seu coração ele vai entrar e fazer morada, e você sentirá vontade de louvar ao SENHOR e de dizer: Essa paz que eu sinto em minha alma não é porque tudo em mim vai bem, mas essa paz que sinto em minha alma é porque eu amo ao meu JESUS, que é o príncipe da paz.
O profeta Jeremias disse: Escutei e ouvi, ele estava querendo dizer, que ele escutou e iria atender, iria obedecer à voz do SENHOR. A palavra de DEUS também diz: Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o bem desta terra. O SENHOR nos promete o melhor, se dermos ouvido a sua voz, se consultarmos ao SENHOR antes de tomarmos qualquer decisão. E o SENHOR fala conosco através da palavra revelada pelo ESPÍRITO SANTO, através dos louvores, através dos dons espirituais. O SENHOR espera que a nossa posição seja a mesma de Samuel, que disse: Fala SENHOR que teu servo ouve.
Zaqueu era um homem pecador, era um homem que explorava o seu povo, cobrando taxas abusivas, visando a favorecer ao império romano e a ele mesmo, mas ele profundamente arrependido, abriu a porta de seu coração, subiu numa figueira brava para ver JESUS passar, e JESUS lhe disse: Zaqueu desce que hoje me convém pousar na sua casa. O SENHOR JESUS quer pousar na sua casa, na sua vida, mas é preciso descer do nosso orgulho; da nossa vaidade pessoal; da nossa arrogância e de tudo aquilo que fazemos ou pensamos que não glorifica ao SENHOR. O SENHOR quer cear conosco e deseja que nós venhamos a cear com ele, na realidade o que ele deseja é o nosso coração por inteiro, que venhamos a recebê-lo de braços aberto, em comunhão com os irmãos; em comunhão com o PAI (DEUS); em comunhão com o filho (JESUS) e em comunhão com o ESPÍRITO SANTO DE DEUS.
JESUS está muito próximo de todos aqueles que aceitaram como único e exclusivo e suficiente salvador e também está muito próximo daqueles que ainda não o aceitaram, pois ele está batendo na porta do coração de todos, por isso temos que estar sempre orando para que: Os nossos parentes; os nossos vizinhos, os nossos colegas de trabalho ou de escola venham a escutar e ouvir a voz do SENHOR, para que eles venham abrir o coração, para JESUS entrar e fazer morada. Temos que ter uma certeza, JESUS está presente e sempre pronto a nos abençoar, mas é preciso abrir a porta do coração.

APOCALIPSE 4-1. Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe aqui, e mostrar-te-ei o que deve acontecer depois destas coisas.
Quando passamos por lutas e dificuldade o normal é olharmos para o monte, olhar para o monte de problema que nos aflige, quando deveríamos em primeiro lugar olhar para o alto, olhar para o céu e buscar a DEUS em nome de JESUS. Até o rei Davi que era um homem segundo o coração de DEUS, no momento da tribulação disse: Elevo os meus olhos para os montes, mas ele não encontrou socorro nos montes, então, ele faz a pergunta: De onde virá o meu socorro? Mas graças a DEUS, que logo em seguida, ele olha para o alto, olha para o céu e ele mesmo responde: O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
Quando a luta estiver lhe sufocando e você perceber que humanamente falando não a como lutar ou enfrentar, olhe para o alto, olhe para o céu e clame a DEUS pelo poder que a no sangue de JESUS e em nome de JESUS, e no tempo de DEUS você receberá a resposta do SENHOR, e dirá: O meu socorro veio do alto, o meu socorro veio de DEUS, que fez o céu e a terra.
Depois de tudo que João viu e viveu, ele não olhou para os montes que o cercava, não fixou o olhar no problema que o afligia, mas ele olhou para o alto, ele olhou para o céu, e viu que tinha uma porta aberta no céu. E JESUS é a porta que dá acesso ao céu. Ela está sempre aberta. Só precisamos abrir a porta do nosso coração e deixá-lo habitar. No nosso coração Jesus precisou bater para entrar, mas no céu a porta está aberta, para receber todos que o aceitaram em espírito e em verdade. Quando Natanael teve um encontro real e verdadeiro com JESUS, O SENHOR JESUS lhe disse: Na verdade, na verdade vos digo que, daqui em diante vereis o céu aberto e os anjos de DEUS subirem e descerem sobre o filho do homem.
JESUS é a nossa porta para a eternidade com DEUS. O nosso clamor, a nossa oração, a nossa intercessão, o nosso louvor, a nossa glorificação e adoração entram por essa porta, e por ela saem às respostas do SENHOR, para atender as nossas necessidades.
João ouviu uma voz a chamá-lo, como de trombeta e reconheceu que era a voz de JESUS, na parábola do bom pastor JESUS disse: Que as suas ovelhas ouvem a sua voz, que ele vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz. A voz que João ouviu era como de trombeta, e tinha como finalidade, despertar o ser humano que se encontra frio espiritualmente e muitas vezes estão numa situação pior, pois não estão frios e nem quente, estão mornos, porque estão na igreja, mas não valorizam a palavra de DEUS, na sua vida secular e espiritual, não tem comunhão com os irmãos, não tem comunhão com o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, outros até já tiveram uma experiência com o SENHOR, mas abandonaram a obra de DEUS.
O SENHOR JESUS disse para João: Sobe aqui. E o SENHOR JESUS todos os dias nos convida a descermos de cima da nossa razão, do nosso entendimento, e afirmar que as coisas velhas (o velho homem) já se passaram, eis que tudo se fez novo. Quando estamos nessa posição o SENHOR JESUS diz para cada um de nós: Sobe aqui, não saia do meu lado, caminhe comigo. O apóstolo atendeu o seu pedido e o SENHOR JESUS revelou a ele os seus segredos. Se atendermos ao pedido do SENHOR JESUS e nos esvaziarmos de nós mesmo, o SENHOR também nos revelará os seus segredos, e no porvir estaremos com ele para sempre, onde não haverá pranto nem ranger de dente, por isso a igreja fiel clama, Maranata, ORA VEM SENHOR JESUS.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

MATEUS 19- 16 a 26 --- O JOVEM RICO

MATEUS 19- 16 a 26 --- O JOVEM RICO



Deus não condena a riqueza, mas DEUS condena o amor ao dinheiro. A palavra de DEUS diz: Que os que querem ser ricos caem em tentação e em laço (cilada ou armadilha), e em muitas concupiscências loucas e nocivas (muitos desejos tolos e prejudiciais), que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram (magoaram ou atormentaram) a si mesmo com muitas dores (muito sofrimento).


Mateus 19 – 16 --- E eis que, aproximando de JESUS um mancebo (jovem) disse-lhe: Bom mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

O jovem (mancebo) tinha todo comportamento de um bom cidadão e de um bom religioso, mas ele não se entregava a obra de DEUS com o coração inteiro e isso provocava um vazio no seu interior, e ele foi até JESUS esperando que JESUS indicasse boas obras, que ele pudesse realizar com o seu dinheiro e assim suprir o vazio do seu coração. Na sua razão ele não conseguia entender que a salvação não é pelas obras, mas pela graça. A palavra de DEUS diz: Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de DEUS. Não vem das obras para que ninguém se glorie.

OBS.: Quando nos entregamos à obra de DEUS, fazemos boas obras, não por causa de recompensa, mas porque o nosso coração é dominado pelo desejo de ajudar o próximo.

O jovem na sua razão humana até reconhecia JESUS como mestre, mas não reconhecia JESUS como o CRISTO, O FILHO de DEUS. Também não adianta chamar JESUS de bom mestre, se não estamos dispostos a aprender com ele e seguir seus ensinamentos.


MATEUS 19 – 17 --- E JESUS disse-lhe: Porque me chamas bom? Não há bom senão um que é DEUS. Se queres, porém, entrar na vida eterna, guarda os mandamentos.

JESUS observou que o jovem olhou para ele, e viu apenas mais um homem ou mais um mestre. Mas quando o discípulo Filipe lhe perguntou: SENHOR mostra-nos o PAI (a DEUS), disse-lhe JESUS: Filipe, há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem vê a mim vê o PAI (DEUS); e como dizes tu: Mostra-nos o PAI (DEUS)? Não crês tu que eu estou no PAI (DEUS) e que o PAI está em mim?

JESUS disse para Filipe que ele e o PAI eram uma pessoa só.


Por isso JESUS ficou esperando que o jovem saísse da sua lógica, da sua razão humana e entrasse na revelação e dissesse: Tu és bom, porque tu és o CRISTO, o filho do DEUS vivo. Jesus perguntou a seus discípulos quem eles achavam que ele era, e Pedro respondeu: Tu és o CRISTO, o filho do DEUS vivo, E JESUS lhe respondeu: Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi a carne nem o sangue quem to revelou, mas meu pai, que está nos céus.

.

O jovem (mancebo) perguntou a JESUS quais mandamentos devia guardar.

MATEUS 19.18 a 20 --- Disse-lhe JESUS: Não matarás, não cometeres adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. O jovem respondeu; Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?

Na realidade o mancebo já tinha respondido a pergunta de JESUS, mas ele confiava mais na sua situação econômica e financeira do que na palavra de DEUS, por isso ele disse: Que me falta ainda. JESUS percebeu que ele não acreditava que a salvação é pela graça, que lá no fundo do seu coração ele esperava que JESUS dissesse, que ele alcançaria a salvação executando alguma obra beneficente, com o seu dinheiro.


A palavra de DEUS diz: Buscai em primeiro lugar o reino de DEUS e a sua justiça que as demais coisas serão acrescentadas. Para que o jovem demonstrasse o que vinha em primeiro lugar em sua vida disse:

MATEUS 19.21 a 22 --- Se queres ser perfeito, vai vende tudo o que tens, dá aos pobres, dá aos e terás um tesouro nos céus; e vem e segue-me. O mancebo (jovem)

ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.

JESUS não disse para ele se queres ser salvo, ate porque se ele guardava os mandamentos de DEUS e era obediente a sua palavra o SENHOR o receberia de braços abertos,mas disse: Se queres ser perfeito, mesmo sabendo que enquanto estivermos na carne não seremos perfeitos, que só alcançaremos a estatura de varão perfeito, quando alcançarmos a eternidade com DEUS. A palavra de DEUS também diz: Aquele que disser que não tem pecado engana-se a si mesmo e não a verdade nele. Atualmente o homem está como aquele varão escondendo as suas falhas tentando demonstrar que todo mundo falha ou peca, mas a sua conduta é irretocável.

JESUS também disse: Vai vende tudo o que tens e dá os pobres e terás um tesouro no céu.

JESUS conhece o profundo e o escondido, e observou que aquele jovem que tinha muitas propriedades, tinha se tornado propriedade de seus bens, pois ele estava amando mais ao dinheiro do que a DEUS. Ele estava prisioneiro das coisas materiais. O SENHOR JESUS não quer que venhamos a desfazer de nossas propriedades, mas que venhamos desfazer de tudo aquilo que possuímos e que atrapalha a nossa caminhada com ELE, rumo à eternidade com DEUS.


MATEUS 19. 22 --- O jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.

A preocupação principal do jovem não era adquirir tesouro no céu, mas o de adquirir tesouro nesta terra.

Às vezes nos comportamos como esse jovem e não percebemos, quando deixamos de freqüentar os cultos, para ganhar mais e mais dinheiro; quando já ganhamos o suficiente para sustentar a nossa família e pedimos para trabalhar no turno da noite, mesmo sabendo que ficará impedido de ir à igreja, só para ganhar um pouco mais.

Quando aceitamos JESUS como único exclusivo e suficiente salvador, nós não vendemos os nossos bens materiais, mas vendemos para JESUS, tudo aquilo que fazia parte de nossa vida que não louvava e nem glorificava a DEUS, vendemos as nossas: Magoas; amarguras; tristezas e melancolia, e JESUS pagou um alto preço para nos livrar de tudo que possuíamos, mas não desejávamos, pagou com o seu sangue derramado na cruz do calvário, e compramos pela fé gozo, paz, alegria, comunhão com os irmãos e principalmente comunhão com o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, por isso podemos louvar ao SENHOR e dizer: Desde o dia em que aceitei JESUS a minha vida se transformou, agora sou feliz, agora tenho paz, Jesus salvou a mim e salva a ti também.


MATEUS 19. 23 a 25 --- Disse, então, JESUS a seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos Céus. E outra vez digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de DEUS. Os seus discípulos ouvindo isso admiraram-se muito, dizendo quem poderá, pois, salvar-se?

Os discípulos estavam todos os dias com JESUS, mas eles estavam na razão por isso não tinha a resposta, mas João Batista que não andava com JESUS, mas inspirado pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS, sabia e disse para seus discípulos: Aquele que crê no filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no filho não verá a vida eterna.


MATEUS 19.26 --- E JESUS, olhando para eles, disse-lhe: Aos homens é isso impossível, mas a DEUS tudo é possível.

A salvação é pela graça e dependemos completamente da misericórdia de DEUS, porque a palavra de DEUS nos afirma que: Aquele que disser que não tem, pecado engana a si mesmo e não a verdade nele. Por isso todos os dias temos que matar o nosso eu interior, que não louva e nem glorifica o nome de DEUS e nascer de novo, pois JESUS disse para Nicodemos; Se não nascer de novo não pode ver o reino de DEUS. Por isso temos que dizer todos os dias para nós mesmo, é necessário que o SENHOR JESUS cresça em minha vida e que todos os dias eu venha diminuir, porque eu sei que tem uma morada celestial preparada para mim.


MARANATA! O SENHOR JESUS VEM.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Êxodo 33 - 12 a 15 --- Moisés intercede pelo seu povo, e DEUS perdoa o povo mais uma vez.

Êxodo 33 - 12 a 15 --- Moisés intercede pelo seu povo, e DEUS perdoa o povo mais uma vez.


Moisés subiu ao monte Sinai para conversar a sós com DEUS, passou quarenta dias conversando com DEUS. Moisés foi falar com DEUS, mas o que ele realmente desejava era ouvir a voz de DEUS. A palavra nos diz que JESUS despediu os seus discípulos e a multidão, e subiu o monte para ficar a sós com DEUS, para conversar com DEUS, e se queremos ter experiências com DEUS, se queremos ver o SENHOR operar no nosso trabalho, na nossa escola, na nossa família, na nossa vida, na impossibilidade de subir ao monte, temos que fazer do nosso quarto o nosso monte, entrar e fechar a porta do quarto para conversarmos à parte com DEUS.
O Povo achando que Moisés estava demorando, disse para Arão (o sumo Sacerdote): Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque não sabemos o que aconteceu com Moisés. Arão fez um bezerro de ouro, esquecendo da palavra de DEUS, que diz: Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não se encurvará a elas nem a servirá, porque eu, o senhor teu DEUS, sou DEUS zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira, e quarta geração daqueles que me aborrecem.
E DEUS disse a Moisés: vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido. E depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe. E disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, saiam deste lugar, você e o teu povo que você ajudou a tirar do Egito, e vão para a terra que jurei dar a Abraão, Isaque e Jacó e dizendo; A tua semente (aos seus descendentes) darei. Enviarei um anjo diante de ti, a uma terra que emana leite e mel, lançarei fora os seus inimigos, mas eu não subirei (irei) no meio de ti, porque és povo obstinado. Por causa do pecado do povo de DEUS, o SENHOR disse que não caminharia com eles, mas enviaria um anjo, porque DEUS não caminha com um povo desobediente, com um povo pecador, mas ele disse, eu não vou, mas vou mandar um anjo para ajudar vocês a conquistar a terra prometida, algumas pessoas podem até dizer: Que DEUS estava sendo contraditório, pois ele disse que não iria, mas enviaria um anjo, mas DEUS estava apenas zelando pela sua palavra, que diz que todas as promessas de DEUS se cumprirão. Se DEUS prometeu, descanse no SENHOR, porque no tempo de DEUS você irá receber a sua benção.
Todos os dias ao acordarmos, temos que iniciar uma luta com DEUS em oração, colocando diante de DEUS em nome de JESUS as nossas necessidades materiais, mais principalmente o nosso desejo maior, de estarmos dia após dia mais firme na presença do SENHOR, para que a sua presença nos acompanhe todos os dias de nossas vidas, porque o nosso desejo maior é alcançarmos a maior de todas as bênçãos, que é alcançarmos, salvação e vida eterna em CRISTO JESUS.


ÊXODO 33 – 12 a 13--- E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: fazes subir este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome , também achaste graças aos meus olhos.
Moisés sabia que o SENHOR estava enviando um anjo que garantiria a vitória para uma causa especifica, mas ele não desejava apenas uma benção, até porque ele sabiá, que com a ausência de DEUS o povo ficaria frágil, diante das ciladas e investidas do adversário, ele reconhecia que o povo era pecador, mas ele temia a ausência de DEUS, e desejava que todos os dias, o povo desfrutasse da graça e da misericórdia do SENHOR. Devido aos pecados do rei Saul, o ESPÍRITO DE DEUS se retirou dele. E SAUL passou a ser atormentado por espíritos malignos, e o Rei Saul que era um vitorioso passou a viver uma vida de fracassos e derrotas. Quando DEUS está presente, o SENHOR diz para cada um de nós, o mesmo que ele disse para Jeremias: Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti, porque eu sou contigo para te livrar.
Moisés era amigo intimo de DEUS, o SENHOR falava com ele face a face, boca a boca e DEUS sabia o seu nome. E por esse motivo as pessoas acham que DEUS só tem olhos e ouvidos para a oração e para o clamor do servo fiel, mas a palavra de DEUS diz que; ele não despreza um coração contrito e quebrantado. DEUS não despreza o desejo, a oração e o clamor de quem já fez muitas coisas erradas nessa vida, mas que atualmente está profundamente arrependido. JESUS não conhecia Zaqueu, e ele era um homem pecador, odiado pelo seu povo, por ser cobrador de imposto, mas ele estava profundamente arrependido, com o coração contrito e quebrantado, desejando ver JESUS, e para ver JESUS ele não mediu esforço, subiu em uma figueira brava e ficou esperando JESUS passar. Quando JESUS chegou, onde Zaqueu estava disse: Zaqueu desce que hoje me convém pousar na sua casa. JESUS além de ver Zaqueu, demonstrou que agora que ele estava se comportando como uma nova criatura, ele o conhecia pelo nome. JESUS chama os seus servos e seus futuros servos pelo nome e diz: Hoje eu quero pousar na sua casa, no seu coração e fazer morada.
O SENHOR também disse que: Achou graça em Moisés. E DEUS achou graças em Moisés devido a sua fidelidade e ao seu comportamento diante do Faraó no Egito, devido ao seu comportamento diante de tantas provas que ele teve que enfrentar no deserto, o senhor achou graças em Moisés, principalmente pela sua obediência a palavra que ele ouvia diretamente da boca de DEUS. E se cada um de nós tivermos um bom testemunho diante das lutas e aflições que nos aflige e formos obedientes a sua palavra, lá do alto céu o SENHOR olha para cada um de nós e diz: Assim como achei graça em Moisés, eu achei graça em ti meu servo, eu achei graça em ti minha serva.

ÊXODO 33 – 13 --- E Moisés disse ao SENHOR: Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graças aos teus olhos; e atenta que esta nação é o teu povo.
Moisés estava rogando e suplicando pelo povo mesmo sabendo que DEUS já tinha decidido não caminhar com o seu povo. Todos que aceitaram o SENHOR JESUS como único exclusivo e suficiente salvador é um privilegiado, porque mesmo sem nós pedirmos ou suplicarmos o SENHOR DEUS e PAI nos mostrou que o caminho da Benção, o caminho da vitória, o caminho que nos levará para a eternidade, nos mostrou JESUS. E JESUS disse: EU sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao PAI (DEUS) senão por mim.
Moisés conhecia a DEUS, mas ele queria conhecer mais e mais ao senhor, e a palavra de DEUS diz: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR, e só conhecemos a DEUS lendo a sua palavra de DEUS, que é JESUS falando conosco.
E DEUS está atento, a todos aqueles que aceitaram o SENHOR JESUS de todo coração, que são fiéis e obedientes a sua palavra, fazem parte da igreja fiel, fazem parte do novo povo de DEUS, e JESUS disse; que ia para o PAI, mas voltaria para buscar a sua igreja, o seu povo. E, se permanecermos fiéis um dia estaremos na glória; com o PAI, cm o filho e com o ESPÍRITO SANTO de DEUS.


ÊXODO 33. 14 --- Disse DEUS: Irá minha presença contigo para te fazer descansar.
Nesse versículo vemos o crédito que o SENHOR DEUS dá; a oração, a intercessão dos seus servos, quando eles são fiéis e obedientes a sua palavra. O SENHOR também atende a oração do servo quando ele está com o coração contrito e quebrantado, quando ele está arrependido. DEUS já tinha tomado a decisão de não caminhar com Israel, pois eles eram povo obstinado, de dura cerviz, um povo que endureceu o coração para DEUS. Mais devido à oração de Moisés, o SENHOR agora está dizendo que irá com eles. Não pare de orar, mesmo que tudo diga que não tem jeito, sempre há um jeito quando temos JESUS no coração.
O rei Ezequias no passado tinha sido um bom servo do SENHOR, mas já não andava com o coração inteiro diante de DEUS. E, EZEQUIAS adoeceu de uma enfermidade mortal, e veio a ele o profeta Isaías e lhe disse: Põem em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Ezequias em nenhum momento murmurou contra DEUS, ele virou o seu rosto para a parede, profundamente arrependido, com o coração contrito e quebrantado, e orou ao SENHOR DEUS E PAI, pois ele sabia que a sua oração podia mover o coração de DEUS.
E DEUS ouviu a oração de Ezequias, e disse a Isaías: Vai e dize a Ezequias: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentareis aos seus dias quinze anos. Não importa o problema que você tem enfrentado, que você está vivendo, você sempre encontrara descanso em DEUS.
Quantos irmãos estão trabalhando na casa de DEUS, estão fazendo a obra do SENHOR, mas estão passando por problemas, por dificuldades, por uma prova muito dura na sua vida pessoal, mas sempre temos prazer de estar ao lado delas, pois elas sempre têm: Uma palavra de consolo: uma palavra de conforto, vindo da parte de DEUS. E você olha para o irmão ou para a irmã e diz: Eu não entendo como esse irmão, como essa irmã, com todos esses problemas transmite tanta paz. E a resposta é uma só, a presença de DEUS em nossa vida nos trás; gozo, paz, alegria, mesmo quando estamos com luta, por isso o servo de DEUS descansa no SENHOR.


ÊXODO 33 – 15 --- Então disse Moisés: Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui.
Moisés sabia o que fazia Israel diferente de qualquer nação era a presença de DEUS, poderiam caminhar e até alcançar Canãa, a terra prometida, mas nunca alcançaria a CANAÃ CELESTIAL.
Essa tem que ser a posição do servo de DEUS, orando, clamando pelo poder que há no sangue de JESUS e em nome de JESUS, para que o SENHOR se faça presente; no seu lar, na sua condução, no seu trabalho, na sua escola e na sua vida.
Quando aceitamos o SENHOR JESUS com o coração inteiro, de todo o nosso coração, nós podemos afirmar que fazemos parte do novo povo de DEUS, podemos afirmar que nós somos; geração eleita (por DEUS), sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por DEUS, propriedade exclusiva de DEUS, para que anunciemos as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Por isso o nosso canto de vitória é: MARANATA, O SENHOR JESUS VEM!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

JOSUÉ 1 – 1 a 9 DEUS FALA A JOSUÉ PARA TOMAR POSSE DA TERRA PROMETIDA E ANIMA-O.

JOSUÉ 1 – 1 a 9 DEUS FALA A JOSUÉ PARA TOMAR POSSE DA TERRA PROMETIDA E ANIMA-O.
O velho testamento retrata os fatos que ocorreriam no novo testamento através de figuras. O Apóstolo Paulo inspirado pelo ESPÍRITO SANTO disse: Que o povo que saiu do Egito foram batizados em Moisés na nuvem e no mar e que todos beberam da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era CRISTO, também disse que tudo que o povo passou, da saída do Egito até sua entrada em Canaã, lhes sobreveio como figuras e, estão escritas para aviso nosso, para que não venhamos murmurar e perecer como aqueles servos de DEUS, que pereceram no deserto e não alcançaram a terra prometida.
O nome que Josué recebeu ao nascer foi Oséias, mas Moisés mudou o seu nome para Josué, que quer dizer JEOVÁ é a SALVAÇÃO. A forma grega do nome Josué é Jesus. Josué era amigo, companheiro e servo fiel de Moisés e naquilo que não pecou é um tipo ou figura de JESUS.
JOSSUÉ 1 . 1 a 2 --- Quando Moises morreu o SENHOR disse para Josué: Moisés meu servo é morto, levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que dou aos filhos de Israel. O SENHOR passou para Josué, a responsabilidade de conduzir e introduzir o povo de DEUS a Canaã “a terra prometida”. Moisés morreu mas o DEUS que estava com Moisés, com Abraão, com Isaque, com Jacó, com Pedro, com Paulo e com todos os heróis da fé, está agora com todos aqueles que aceitaram o SENHOR JESUS de todo o coração, porque eles morreram e JESUS também morreu, mas ressuscitou, porque JESUS é eterno, e de eternidade a eternidade ele é DEUS. O SENHOR disse para Josué: Levanta e passa este Jordão, tu e todo este povo. Todos seriam participantes da benção, os soldados, as mulheres, os velhos e as crianças, e essa palavra se encaixa na vida de todos os Cristãos, não podemos estar acomodado, temos que afirmar pela fé eu e minha casa serviremos ao SENHOR, temos que nos levantar e caminhar segundo a palavra de DEUS, porque a benção é para tu e para tua casa é para você e para o seu povo(para a sua família).
As lutas que eles tiveram que enfrentar para conquistar a terra prometida, representam figuras das lutas que temos que enfrentar neste mundo, para conquistarmos salvação e vida eterna em CRISTO JESUS. E se nos conduzirmos de acordo com a palavra de DEUS que é JESUS falando conosco, o SENHOR JESUS nos introduzira na CANAÃ CELESTIAL, e JESUS disse: Na casa de meu Pai há muitas moradas; vou preparar-vos lugar, e se eu for e vos preparar lugar, voltarei e os levarei comigo, para que onde eu estiver , estejais vós também. E, esse é o nosso desejo, MARANATA “ORA VEM SENHOR JESUS”.
O povo de DEUS estava preste a entrar em Canaã, a terra prometida, e o texto do capítulo 1 versículo 1 ao versículo 9, retrata DEUS passando as orientações ou as revelações para Josué que era um servo fiel do SENHOR, e se somos fiéis, essas orientações ou revelações encaixa perfeitamente para as nossas vidas, pois estamos preste a entrar em CANAÃ CELESTIAL .


JOSUÉ 1 . 3 a 4 --- Todo lugar que pisar a planta dos vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e desde este Líbano até o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo (será o seu território).
Deus revelou para Moisés e depois para Josué os limites das terras que ele estava dando para o seu povo. O SENHOR na realidade estava dizendo, que se eles ultrapassassem aquele limite, eles caminhariam e marchariam contra os seus inimigos sem a presença de DEUS, a mão de DEUS não seria com eles. O SENHOR deu a região de Canaã ao seu povo, mas para eles tomarem posse da benção eles teriam que lutar para conquistar. Às vezes o SENHOR revela para um servo que está estudando, que está se esforçando, que ele irá passar no concurso público, e o servo que deveria estudar e se dedicar para conquistar a benção, ele se acomoda e para de estudar, para de lutar e fica reprovado. Mas a palavra de DEUS diz que: Se o povo que conhece ao seu DEUS se esforçar fará proezas.


JOSUÉ 1 . 5 --- Ninguém te susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés , assim serei contigo; não te deixarei e nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
O SENHOR estava dizendo para Josué que todos os seus inimigos cairiam diante dele, e ao mesmo tempo, DEUS assumiu um compromisso com Josué, que seria com ele e nunca o desampararia. E essa palavra também se encaixa na vida de todos aqueles que acreditam e tem fé em Jesus, que confiam em DEUS, na vida de todos aqueles que oram e clamam a DEUS em nome de JESUS e estão lutando para alcançar a CANAÃ CELESTIAL ( a eternidade com DEUS). A palavra de DEUS diz: Que mil cairão ao teu lado; e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido. Deus prometeu a Josué e a todos que seguem JESUS de todo o seu coração de estar sempre ao nosso lado , nos apoiando nas lutas e batalhas que travamos nesta vida, é como se dissesse: Se você não sair da revelação, das minhas orientações,você nunca estará sozinho, porque eu sempre estarei contigo. O certo é que DEUS nunca deixará ou desamparará aquele que o busca e o teme.


JOSUÉ 1 . 6 a 7 --- Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazeres conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies nem para direita nem para esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares .
O servos de DEUS tem que se esforçar no SENHOR e na força do seu poder, a todos instante temos que lembrar, que tudo que podemos podemos alcançar ou conquistar nessa vida emana de DEUS, a ele toda honra, toda glória e todo o louvor em nome de JESUS. Deus prometeu a terra mas ela só seria conquistada com esforço e bom ânimo diante te de tantas situações adversas que eles teriam que enfrentar. O SENHOR NOSSO DEUS estava falando para aquele povo que ele estava pronto a ajudá-los, mas que a sua ajuda dependia do esforço, do bom ânimo e da fidelidade do povo. DEUS prometeu que estaria do lado de Josué em todos os momentos e o SENHOR também está sempre ao lado dos seus servos, mas ele está sempre nos exigindo obediência a sua palavra, a sua presença na vida de Josué e na nossa vida depende de estarmos firmados na palavra de DEUS. Não importa o momento que estamos passando, temos sempre que orar e pedir bom ânimo a DEUS em nome de JESUS e nos esforçar no SENHOR, freqüentando os cultos, lendo a palavra, louvando , orando, e cumprindo todas as orientações do SENHOR, pois a nossa meta é a eternidade com DEUS.


JOSUÉ 1 . 8 --- Não te aparte da tua boca o livro desta lei; antes medite nele de dia e de noite, para que tenha cuidado de fazer conforme tudo ,quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás.
Na realidade o SENHOR está querendo nos dizer que a nossa primeira e principal preocupação tem que ser com a palavra de DEUS, que é JESUS falando conosco, e que devemos buscar em primeiro lugar o reino de DEUS e a sua justiça, pois as demais coisas, tudo aquilo que necessitamos ele mesmo irá acrescentar em nossa vida.
O salmista relatou o segredo no livro dos salmos para sermos um vencedor, quando disse: Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios e não se detém na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas as folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.
O SENHOR ainda disse para Moisés: Se ouvires a voz do SENHOR teu DEUS, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR teu DEUS te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas as bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR , teu DEUS. O salmista está afirmando que se guardarmos a palavra do SENHOR em nosso coração e se diariamente meditarmos na palavra de DEUS e quando tivermos que tomar uma decisão consultarmos ao SENHOR e meditarmos na sua palavra para não irmos contra a vontade de DEUS. O salmista está nos garantindo que, só precisamos estar na nossa igreja,em comunhão com os irmãos e com o ESPÍRITO SANTO DE DEUS e também esta garantindo que não é necessário corrermos de um canto para outro, de igreja em igreja, atrás de benção, pois as bênçãos do SENHOR é que nos alcançarão.


JOSUÉ 1 . 9 --- Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes; nem te espantes; porque o SENHOR, teu DEUS, é contigo, por onde quer que andares.O servo do SENHOR anda na verdade, pois ele caminha segundo a palavra de DEUS. O SENHOR DEUS sabia que para eles tomar posse da terra prometida, eles teriam que enfrentar adversários que seriam verdadeiros gigantes, mas DEUS também sabia e sabe, que os seus servos foram chamados para derrotar todo e qualquer gigante que tente barrar a sua caminhada; quer seja na escola, no trabalho, no lar ou em qualquer área da sua vida secular e principalmente na sua caminhada em direção a CANAÃ CELESTIAL. O servo do SENHOR ele anda, ele caminha, ele marcha nos limites delineados pela palavra de DEUS, por isso o SENHOR guardava os pés de Josué, e também guarda o caminho e os pés de todos os servos fiéis, que ouvem e obedecem a palavra de DEUS e que aguardam a volta de JESUS.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

LAMENTAÇÕES DE JERMIAS 3-20 a 26.

LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS 3-20 a 26.
As lamentações do profeta Jeremias, foram escritas num momento em que, o profeta Jeremias estava sofrendo muito, foram escritas logo após a conquista de Jerusalém. Os Caldeus da Babilônia invadiram a cidade; queimaram as casas, derrubaram os muros de Jerusalém e as suas portas foram queimadas( o mesmo muro que, foi reconstruído muitos anos depois por Neemias ), a arca da aliança também desapareceu durante essa invasão e nunca mais foi vista, a maioria da população foi levada cativa para Babilônia, vendo o povo que ficou em Jerusalém em grande miséria, sendo humilhado e desprezado.

Mesmo muito triste, Jeremias reconhecia que tudo que o povo estava vivendo, que o povo estava passando, era culpa do próprio povo, devido ao povo ter perdido o temor ao SENHOR, devido ao povo ter abandonado o único e verdadeiro DEUS para servir a deuses que, são obra das mãos dos homens. Deuses que: Têm boca, mas não falam; têm ouvidos, mas não ouvem; têm mãos, que não apalpam, têm olhos, e não vêem.

Jeremias reconhecia que DEUS não tinha abandonado o seu povo, mas o seu povo por ter perdido o temor, abandonou o único e verdadeiro DEUS. A palavra de DEUS nos diz; Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu todavia, não me esquecerei de ti. A palavra de DEUS ainda nos afirma que: Os anjos do SENHOR acampam ao redor dos que o temem e os livra de todo mal. Eles perderam o temor ao SENHOR, quando se afastaram de DEUS, para adorar falsos deuses, por isso, ficaram vulneráveis as investidas dos adversários.

Lamentações 3. 20 a 21--- Minha alma certamente se lembra e se abate dentro de mim. Disto me recordarei no meu coração, por isso tenho esperança
Jeremias era um ser humano como eu e você, ficava triste e abatido com as noticias ruins, mas ele não se acomodava com a situação, porque ele tinha esperança. Quando Por algum motivo a tristeza quer nos dominar temos que nos comportar como o salmista, que disse para si mesmo: Porque estás abatida, ó minha alma? E porque te perturbas dentro de mim? Espera em DEUS. O servo do SENHOR é um ser humano como outro qualquer, quando recebe uma noticia ruim fica alegre, ri e comemora, mas quando recebe uma noticia triste ele algumas vezes chora, algumas vezes fica abatido, mas ele não pode deixar que a tristeza domine o seu estado de espírito, por isso ele tem que se comportar como Neemias, quando soube que os muros estavam caídos e o povo estava em grande miséria. Neemias era servo do SENHOR e sentiu o impacto da notícia, chorou e lamentou por alguns dias, mas ele reagiu orando e jejuando, porque ele tinha esperança. Haja o que houver nós não podemos perder a esperança ,e JESUS CRISTO em nossa vida é a nossa bendita esperança, é que nos dá a certeza da vitória, pois JESUS é a manifestação da glória de DEUS. Só por termos esperança já estamos sendo abençoado, pois a palavra de DEUS diz: Bendito o varão que confia no SENHOR e cuja a esperança é o SENHOR. E bendito é uma pessoa que está sendo abençoada por DEUS.
Lamentações 3. 22 --- As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.
Por mais que estejamos fazendo a vontade de DEUS; indo aos cultos, lendo a palavra de DEUS, orando, jejuando, louvando e glorificando a DEUS em nome de JESUS, nós dependemos totalmente da misericórdia de DEUS, porque pecamos por pensamento, por palavras e por obras. E não adianta dizer que não peca, pois a palavra de DEUS diz: Aquele que disser que não tem pecado, engana-se a si mesmo e não há verdade nele. Fazer justiça e dar a alguém aquilo que é seu de direito, mas DEUS não apenas é justo, mas ele também é misericordioso, pois ele nos dá mais do que merecemos. Quantas pessoas faziam tudo que desagradava a DEUS, e muita gente falava que o destino final delas era o inferno, mas elas foram alcançadas pela misericórdia do SENHOR e hoje dão testemunho de sua conversão, louvando e glorificando a DEUS em nome de JESUS. Por isso a nossa oração, o nosso clamor é; SENHOR DEUS e PAI tem misericórdia de mim, pois sou pecador.

Lamentações 3.23 --- Novas são cada manhã, grande é a tua fidelidade.
O servo de DEUS às vezes fica triste, às vezes fica abatido, mas ele não permanece triste ou abatido, porque o SENHOR faz tudo novo em sua vida, por isso temos que acordar de manhã e conversar com DEUS, e dizer: Bom dia espírito Santo de DEUS o que tu queres que eu faça no dia de hoje, pois eu quero fazer a tua vontade, pois eu sei que grande é a tua fidelidade. A fidelidade de DEUS é tão grande que, mesmo nós sendo infiéis, ele não poupou o seu único filho(JESUS), antes o entregou por todos nós, e nos dá com ele (JESUS) todas as coisas. O apóstolo Paulo confiava tanto na fidelidade de DEUS e do seu filho JESUS, que quando escreveu para o seu amigo Timóteo disse: Mesmo se formos infiéis, ele permanece fiel; pois ele não pode negar a si mesmo.

Lamentações 3.24 --- A minha porção é o SENHOR diz a minha alma; portanto,esperarei nele.
A porção é a quantidade necessária para o nosso sustento, e a nossa porção é o SENHOR JESUS, a ele toda honra, toda gloria e todo louvor, porque precisamos ser sustentado todos os dias, devido muitas das vezes estamos em comunhão, o nosso Espírito está pronto mas a carne é fraca, por isso precisamos da nossa porção diária para ser sustentado pelo SENHOR, precisamos freqüentar os cultos, precisamos ler a palavra que é JESUS falando conosco e praticar tudo o que DEUS revelar para cada um de nós e para a igreja como um todo.
A palavra de DEUS nos afirma que maldito é o homem que confia no homem, pois o homem está sempre mudando, hoje ele pensa de uma forma, amanhã já pensa de outra forma; hoje ele quer uma coisa, amanhã já quer outra, hoje ele quer te ajudar, amanhã não quer. Por isso a melhor coisa nesta vida é ter JESUS no coração, é esperar em DEUS, é confiar no SENHOR. O homem pode mudar os seus pensamentos de uma hora para outra, mas o nosso DEUS não muda, e ele zela pela sua palavra, e está sempre trabalhando em favor dos que esperam e confiam nele e desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um DEUS além do nosso DEUS, que trabalha para aquele que nele espera. Se você está orando, clamando a DEUS em nome de JESUS e esperando uma resposta do SENHOR, continue orando porque o SENHOR já está trabalhando em seu favor e você cantará o hino de vitória como o salmista: Esperei com paciência no SENHOR e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.

Lamentações 3. 25 --- Bom é o SENHOR para os que se atêm a ele, para a alma que o busca.
Quando estamos limpando a casa de DEUS, que para muitos é um serviço tão humilde, mas o SENHOR do alto céu nos contempla e derrama no tempo certo as bênçãos que necessitamos, porque o SENHOR é bom para os que se dedicam a sua obra, para os que se atêm a ele, para a alma que o busca. E buscar ao senhor é andar passo a passo com JESUS, é lutar para não perder a salvação e vida eterna em CRISTO JESUS.

Lamentações 3. 26 --- Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.
O servo do SENHOR muitas vezes está passando por lutas, por dificuldades, anda de um lado para outro, fala com um, fala com outro, mas se esquece de falar com DEUS, de fechar a porta de seu quarto, dobrar o seu joelho e conversar com DEUS. O servo de DEUS que tem esperança no SENHOR, no meio da luta ele para, fica em silêncio, “só ele e DEUS” aguardando a salvação do SENHOR. E o seu clamor é MARANATA ORA VEM SENHOR JESUS.