quarta-feira, 19 de agosto de 2009

JOSUÉ 1 – 1 a 9 DEUS FALA A JOSUÉ PARA TOMAR POSSE DA TERRA PROMETIDA E ANIMA-O.

JOSUÉ 1 – 1 a 9 DEUS FALA A JOSUÉ PARA TOMAR POSSE DA TERRA PROMETIDA E ANIMA-O.
O velho testamento retrata os fatos que ocorreriam no novo testamento através de figuras. O Apóstolo Paulo inspirado pelo ESPÍRITO SANTO disse: Que o povo que saiu do Egito foram batizados em Moisés na nuvem e no mar e que todos beberam da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era CRISTO, também disse que tudo que o povo passou, da saída do Egito até sua entrada em Canaã, lhes sobreveio como figuras e, estão escritas para aviso nosso, para que não venhamos murmurar e perecer como aqueles servos de DEUS, que pereceram no deserto e não alcançaram a terra prometida.
O nome que Josué recebeu ao nascer foi Oséias, mas Moisés mudou o seu nome para Josué, que quer dizer JEOVÁ é a SALVAÇÃO. A forma grega do nome Josué é Jesus. Josué era amigo, companheiro e servo fiel de Moisés e naquilo que não pecou é um tipo ou figura de JESUS.
JOSSUÉ 1 . 1 a 2 --- Quando Moises morreu o SENHOR disse para Josué: Moisés meu servo é morto, levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que dou aos filhos de Israel. O SENHOR passou para Josué, a responsabilidade de conduzir e introduzir o povo de DEUS a Canaã “a terra prometida”. Moisés morreu mas o DEUS que estava com Moisés, com Abraão, com Isaque, com Jacó, com Pedro, com Paulo e com todos os heróis da fé, está agora com todos aqueles que aceitaram o SENHOR JESUS de todo o coração, porque eles morreram e JESUS também morreu, mas ressuscitou, porque JESUS é eterno, e de eternidade a eternidade ele é DEUS. O SENHOR disse para Josué: Levanta e passa este Jordão, tu e todo este povo. Todos seriam participantes da benção, os soldados, as mulheres, os velhos e as crianças, e essa palavra se encaixa na vida de todos os Cristãos, não podemos estar acomodado, temos que afirmar pela fé eu e minha casa serviremos ao SENHOR, temos que nos levantar e caminhar segundo a palavra de DEUS, porque a benção é para tu e para tua casa é para você e para o seu povo(para a sua família).
As lutas que eles tiveram que enfrentar para conquistar a terra prometida, representam figuras das lutas que temos que enfrentar neste mundo, para conquistarmos salvação e vida eterna em CRISTO JESUS. E se nos conduzirmos de acordo com a palavra de DEUS que é JESUS falando conosco, o SENHOR JESUS nos introduzira na CANAÃ CELESTIAL, e JESUS disse: Na casa de meu Pai há muitas moradas; vou preparar-vos lugar, e se eu for e vos preparar lugar, voltarei e os levarei comigo, para que onde eu estiver , estejais vós também. E, esse é o nosso desejo, MARANATA “ORA VEM SENHOR JESUS”.
O povo de DEUS estava preste a entrar em Canaã, a terra prometida, e o texto do capítulo 1 versículo 1 ao versículo 9, retrata DEUS passando as orientações ou as revelações para Josué que era um servo fiel do SENHOR, e se somos fiéis, essas orientações ou revelações encaixa perfeitamente para as nossas vidas, pois estamos preste a entrar em CANAÃ CELESTIAL .


JOSUÉ 1 . 3 a 4 --- Todo lugar que pisar a planta dos vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e desde este Líbano até o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo (será o seu território).
Deus revelou para Moisés e depois para Josué os limites das terras que ele estava dando para o seu povo. O SENHOR na realidade estava dizendo, que se eles ultrapassassem aquele limite, eles caminhariam e marchariam contra os seus inimigos sem a presença de DEUS, a mão de DEUS não seria com eles. O SENHOR deu a região de Canaã ao seu povo, mas para eles tomarem posse da benção eles teriam que lutar para conquistar. Às vezes o SENHOR revela para um servo que está estudando, que está se esforçando, que ele irá passar no concurso público, e o servo que deveria estudar e se dedicar para conquistar a benção, ele se acomoda e para de estudar, para de lutar e fica reprovado. Mas a palavra de DEUS diz que: Se o povo que conhece ao seu DEUS se esforçar fará proezas.


JOSUÉ 1 . 5 --- Ninguém te susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés , assim serei contigo; não te deixarei e nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
O SENHOR estava dizendo para Josué que todos os seus inimigos cairiam diante dele, e ao mesmo tempo, DEUS assumiu um compromisso com Josué, que seria com ele e nunca o desampararia. E essa palavra também se encaixa na vida de todos aqueles que acreditam e tem fé em Jesus, que confiam em DEUS, na vida de todos aqueles que oram e clamam a DEUS em nome de JESUS e estão lutando para alcançar a CANAÃ CELESTIAL ( a eternidade com DEUS). A palavra de DEUS diz: Que mil cairão ao teu lado; e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido. Deus prometeu a Josué e a todos que seguem JESUS de todo o seu coração de estar sempre ao nosso lado , nos apoiando nas lutas e batalhas que travamos nesta vida, é como se dissesse: Se você não sair da revelação, das minhas orientações,você nunca estará sozinho, porque eu sempre estarei contigo. O certo é que DEUS nunca deixará ou desamparará aquele que o busca e o teme.


JOSUÉ 1 . 6 a 7 --- Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazeres conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies nem para direita nem para esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares .
O servos de DEUS tem que se esforçar no SENHOR e na força do seu poder, a todos instante temos que lembrar, que tudo que podemos podemos alcançar ou conquistar nessa vida emana de DEUS, a ele toda honra, toda glória e todo o louvor em nome de JESUS. Deus prometeu a terra mas ela só seria conquistada com esforço e bom ânimo diante te de tantas situações adversas que eles teriam que enfrentar. O SENHOR NOSSO DEUS estava falando para aquele povo que ele estava pronto a ajudá-los, mas que a sua ajuda dependia do esforço, do bom ânimo e da fidelidade do povo. DEUS prometeu que estaria do lado de Josué em todos os momentos e o SENHOR também está sempre ao lado dos seus servos, mas ele está sempre nos exigindo obediência a sua palavra, a sua presença na vida de Josué e na nossa vida depende de estarmos firmados na palavra de DEUS. Não importa o momento que estamos passando, temos sempre que orar e pedir bom ânimo a DEUS em nome de JESUS e nos esforçar no SENHOR, freqüentando os cultos, lendo a palavra, louvando , orando, e cumprindo todas as orientações do SENHOR, pois a nossa meta é a eternidade com DEUS.


JOSUÉ 1 . 8 --- Não te aparte da tua boca o livro desta lei; antes medite nele de dia e de noite, para que tenha cuidado de fazer conforme tudo ,quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás.
Na realidade o SENHOR está querendo nos dizer que a nossa primeira e principal preocupação tem que ser com a palavra de DEUS, que é JESUS falando conosco, e que devemos buscar em primeiro lugar o reino de DEUS e a sua justiça, pois as demais coisas, tudo aquilo que necessitamos ele mesmo irá acrescentar em nossa vida.
O salmista relatou o segredo no livro dos salmos para sermos um vencedor, quando disse: Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios e não se detém na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas as folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.
O SENHOR ainda disse para Moisés: Se ouvires a voz do SENHOR teu DEUS, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR teu DEUS te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas as bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR , teu DEUS. O salmista está afirmando que se guardarmos a palavra do SENHOR em nosso coração e se diariamente meditarmos na palavra de DEUS e quando tivermos que tomar uma decisão consultarmos ao SENHOR e meditarmos na sua palavra para não irmos contra a vontade de DEUS. O salmista está nos garantindo que, só precisamos estar na nossa igreja,em comunhão com os irmãos e com o ESPÍRITO SANTO DE DEUS e também esta garantindo que não é necessário corrermos de um canto para outro, de igreja em igreja, atrás de benção, pois as bênçãos do SENHOR é que nos alcançarão.


JOSUÉ 1 . 9 --- Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes; nem te espantes; porque o SENHOR, teu DEUS, é contigo, por onde quer que andares.O servo do SENHOR anda na verdade, pois ele caminha segundo a palavra de DEUS. O SENHOR DEUS sabia que para eles tomar posse da terra prometida, eles teriam que enfrentar adversários que seriam verdadeiros gigantes, mas DEUS também sabia e sabe, que os seus servos foram chamados para derrotar todo e qualquer gigante que tente barrar a sua caminhada; quer seja na escola, no trabalho, no lar ou em qualquer área da sua vida secular e principalmente na sua caminhada em direção a CANAÃ CELESTIAL. O servo do SENHOR ele anda, ele caminha, ele marcha nos limites delineados pela palavra de DEUS, por isso o SENHOR guardava os pés de Josué, e também guarda o caminho e os pés de todos os servos fiéis, que ouvem e obedecem a palavra de DEUS e que aguardam a volta de JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário