quinta-feira, 13 de agosto de 2009

LAMENTAÇÕES DE JERMIAS 3-20 a 26.

LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS 3-20 a 26.
As lamentações do profeta Jeremias, foram escritas num momento em que, o profeta Jeremias estava sofrendo muito, foram escritas logo após a conquista de Jerusalém. Os Caldeus da Babilônia invadiram a cidade; queimaram as casas, derrubaram os muros de Jerusalém e as suas portas foram queimadas( o mesmo muro que, foi reconstruído muitos anos depois por Neemias ), a arca da aliança também desapareceu durante essa invasão e nunca mais foi vista, a maioria da população foi levada cativa para Babilônia, vendo o povo que ficou em Jerusalém em grande miséria, sendo humilhado e desprezado.

Mesmo muito triste, Jeremias reconhecia que tudo que o povo estava vivendo, que o povo estava passando, era culpa do próprio povo, devido ao povo ter perdido o temor ao SENHOR, devido ao povo ter abandonado o único e verdadeiro DEUS para servir a deuses que, são obra das mãos dos homens. Deuses que: Têm boca, mas não falam; têm ouvidos, mas não ouvem; têm mãos, que não apalpam, têm olhos, e não vêem.

Jeremias reconhecia que DEUS não tinha abandonado o seu povo, mas o seu povo por ter perdido o temor, abandonou o único e verdadeiro DEUS. A palavra de DEUS nos diz; Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu todavia, não me esquecerei de ti. A palavra de DEUS ainda nos afirma que: Os anjos do SENHOR acampam ao redor dos que o temem e os livra de todo mal. Eles perderam o temor ao SENHOR, quando se afastaram de DEUS, para adorar falsos deuses, por isso, ficaram vulneráveis as investidas dos adversários.

Lamentações 3. 20 a 21--- Minha alma certamente se lembra e se abate dentro de mim. Disto me recordarei no meu coração, por isso tenho esperança
Jeremias era um ser humano como eu e você, ficava triste e abatido com as noticias ruins, mas ele não se acomodava com a situação, porque ele tinha esperança. Quando Por algum motivo a tristeza quer nos dominar temos que nos comportar como o salmista, que disse para si mesmo: Porque estás abatida, ó minha alma? E porque te perturbas dentro de mim? Espera em DEUS. O servo do SENHOR é um ser humano como outro qualquer, quando recebe uma noticia ruim fica alegre, ri e comemora, mas quando recebe uma noticia triste ele algumas vezes chora, algumas vezes fica abatido, mas ele não pode deixar que a tristeza domine o seu estado de espírito, por isso ele tem que se comportar como Neemias, quando soube que os muros estavam caídos e o povo estava em grande miséria. Neemias era servo do SENHOR e sentiu o impacto da notícia, chorou e lamentou por alguns dias, mas ele reagiu orando e jejuando, porque ele tinha esperança. Haja o que houver nós não podemos perder a esperança ,e JESUS CRISTO em nossa vida é a nossa bendita esperança, é que nos dá a certeza da vitória, pois JESUS é a manifestação da glória de DEUS. Só por termos esperança já estamos sendo abençoado, pois a palavra de DEUS diz: Bendito o varão que confia no SENHOR e cuja a esperança é o SENHOR. E bendito é uma pessoa que está sendo abençoada por DEUS.
Lamentações 3. 22 --- As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.
Por mais que estejamos fazendo a vontade de DEUS; indo aos cultos, lendo a palavra de DEUS, orando, jejuando, louvando e glorificando a DEUS em nome de JESUS, nós dependemos totalmente da misericórdia de DEUS, porque pecamos por pensamento, por palavras e por obras. E não adianta dizer que não peca, pois a palavra de DEUS diz: Aquele que disser que não tem pecado, engana-se a si mesmo e não há verdade nele. Fazer justiça e dar a alguém aquilo que é seu de direito, mas DEUS não apenas é justo, mas ele também é misericordioso, pois ele nos dá mais do que merecemos. Quantas pessoas faziam tudo que desagradava a DEUS, e muita gente falava que o destino final delas era o inferno, mas elas foram alcançadas pela misericórdia do SENHOR e hoje dão testemunho de sua conversão, louvando e glorificando a DEUS em nome de JESUS. Por isso a nossa oração, o nosso clamor é; SENHOR DEUS e PAI tem misericórdia de mim, pois sou pecador.

Lamentações 3.23 --- Novas são cada manhã, grande é a tua fidelidade.
O servo de DEUS às vezes fica triste, às vezes fica abatido, mas ele não permanece triste ou abatido, porque o SENHOR faz tudo novo em sua vida, por isso temos que acordar de manhã e conversar com DEUS, e dizer: Bom dia espírito Santo de DEUS o que tu queres que eu faça no dia de hoje, pois eu quero fazer a tua vontade, pois eu sei que grande é a tua fidelidade. A fidelidade de DEUS é tão grande que, mesmo nós sendo infiéis, ele não poupou o seu único filho(JESUS), antes o entregou por todos nós, e nos dá com ele (JESUS) todas as coisas. O apóstolo Paulo confiava tanto na fidelidade de DEUS e do seu filho JESUS, que quando escreveu para o seu amigo Timóteo disse: Mesmo se formos infiéis, ele permanece fiel; pois ele não pode negar a si mesmo.

Lamentações 3.24 --- A minha porção é o SENHOR diz a minha alma; portanto,esperarei nele.
A porção é a quantidade necessária para o nosso sustento, e a nossa porção é o SENHOR JESUS, a ele toda honra, toda gloria e todo louvor, porque precisamos ser sustentado todos os dias, devido muitas das vezes estamos em comunhão, o nosso Espírito está pronto mas a carne é fraca, por isso precisamos da nossa porção diária para ser sustentado pelo SENHOR, precisamos freqüentar os cultos, precisamos ler a palavra que é JESUS falando conosco e praticar tudo o que DEUS revelar para cada um de nós e para a igreja como um todo.
A palavra de DEUS nos afirma que maldito é o homem que confia no homem, pois o homem está sempre mudando, hoje ele pensa de uma forma, amanhã já pensa de outra forma; hoje ele quer uma coisa, amanhã já quer outra, hoje ele quer te ajudar, amanhã não quer. Por isso a melhor coisa nesta vida é ter JESUS no coração, é esperar em DEUS, é confiar no SENHOR. O homem pode mudar os seus pensamentos de uma hora para outra, mas o nosso DEUS não muda, e ele zela pela sua palavra, e está sempre trabalhando em favor dos que esperam e confiam nele e desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um DEUS além do nosso DEUS, que trabalha para aquele que nele espera. Se você está orando, clamando a DEUS em nome de JESUS e esperando uma resposta do SENHOR, continue orando porque o SENHOR já está trabalhando em seu favor e você cantará o hino de vitória como o salmista: Esperei com paciência no SENHOR e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.

Lamentações 3. 25 --- Bom é o SENHOR para os que se atêm a ele, para a alma que o busca.
Quando estamos limpando a casa de DEUS, que para muitos é um serviço tão humilde, mas o SENHOR do alto céu nos contempla e derrama no tempo certo as bênçãos que necessitamos, porque o SENHOR é bom para os que se dedicam a sua obra, para os que se atêm a ele, para a alma que o busca. E buscar ao senhor é andar passo a passo com JESUS, é lutar para não perder a salvação e vida eterna em CRISTO JESUS.

Lamentações 3. 26 --- Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.
O servo do SENHOR muitas vezes está passando por lutas, por dificuldades, anda de um lado para outro, fala com um, fala com outro, mas se esquece de falar com DEUS, de fechar a porta de seu quarto, dobrar o seu joelho e conversar com DEUS. O servo de DEUS que tem esperança no SENHOR, no meio da luta ele para, fica em silêncio, “só ele e DEUS” aguardando a salvação do SENHOR. E o seu clamor é MARANATA ORA VEM SENHOR JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário