segunda-feira, 10 de agosto de 2009

1 SM 17. 32 a 47 --- DAVI DERROTA O GIGANTE GOLIAS.

1 SM 17 32 a 47 --- DAVI DERROTA O GIGANTE GOLIAS.

Quando o povo de DEUS estava preste a conquistar a terra, que DEUS prometeu a seu povo. O SENHOR disse a Josué que os filisteus e todos aqueles povos que viviam naquela região deveriam ser destruídos. Passados muitos anos , Josué já era velho, e DEUS novamente volta a falar com Josué sobre a conquista das terras e disse: Muitissima terra a para conquistar,e no meio dessas terras, que faltava para o povo de DEUS conquistar estava a região dos filisteus.
Muitas vezes não entendemos porque DEUS nos dá alguma orientação, mais o certo é que quando o SENHOR nos dá algum conselho ou alguma orientação, temos que nos esforçar, ter bom ânimo para cumprir todas as orientações do SENHOR NOSSO DEUS.
O povo de DEUS não sabia, porque DEUS orientou para que eles além conquistar a região também destruísse o povo que vivia naquele região, mas DEUS sabia que, se aquele povo sobrevivesse, o povo de DEUS estaria sempre lutando pelo domínio daquela região.
Quando aceitamos o SENHOR JESUS em nossas vidas, passamos a ter diversas orientações e conselhos que estão redigidos na palavra de DEUS, que é o próprio SENHOR JESUS falando conosco, e quando não cumprimos ou não obedecemos ou não damos valor as orientações, as revelações dadas por DEUs , por acharmos que é um problema pequeno, que não irá nos incomodar, os pequenos problemas vão se acumulando, vão crescendo e vão se tornando gigantesco.
Quantas coisas não eliminamos de nossa vida, mesmo tendo aceitado o SENHOR JESUS como único e suficiente salvador, porque nos trás tanta vantagem, tanto lucro no s primeiros momentos, mas depois com o passar do tempo nos trás tanta dor de cabeça e só nos resta dizer: Se eu soubesse disso ou se eu tivesse cumprido as orientações do SENHOR, não estaria passando por isso.
Por não ter destruído os filisteus o povo de DEUS, estava sempre em lutas, em guerras contra os filisteus, e no reinado do primeiro rei de Israel, SAUL, os filisteus mais uma vez se lançaram contra Israel e seu principal soldado era o gigante Golias, que media aproximadamente 3 metros de altura. O gigante Golias sozinho desafiou todo o exército de Israel, causando espanto e medo. Israel estava com os olhos fixos no gigante, só via na sua frente o gigante Golias e, só ouvia a voz do gigante, por isso estava humilhada pela afronta de um único homem, derrotada mesmo sem lutar, pois fixaram ao olhos no gigante, na luta que teriam que enfrentar e deixaram de viver pela fé.
E a através da fé eles (o povo de DEUS), venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram as promessas de DEUS para as suas vidas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram e puseram em fuga os exércitos estranhos. E agora só conseguiam ver na sua frente o gigante, só ouvia a voz do gigante, esquecendo de que o SENHOR: Os tirou com mão forte do Egito; abriu o mar vermelho; abriu o rio Jordão, os alimentou por 40 anos no deserto; derrubou a muralha Jericó para eles tomarem posse daquela região.

Quantas vezes estamos tão envolvido com o nosso problema pessoal; Enfermidade, problema no lar, problema no trabalho, problema na escola, no relacionamento com a família ou com os vizinhos que aquele problema se torna tão grande que não vemos a solução do problema, mas quando olhamos e fixamos os olhos pela fé em JESUS e passamos a ouvir a voz de DEUS, nós passamos a vivenciar a vitória pela nossa fé. E a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.
Davi era pastor de ovelhas, era um jovem, franzino, não tinha treinamento militar e foi para a frente de batalha apenas para levar lanche para seus três irmão, e quando chegou lá viu que todos os homens de Israel, vendo Golias, fugiam diante dele, e temiam grandemente, porém Davi olhou para o gigante mas fixou os olhos no SENHOR seu DEUS, escutou a voz do gigante, mas passou a ouvir a voz de DEUS e por esse motivo ele viu pela fé, o impossível se tornar possível, o gigante caído e derrotado diante dele. E mesmo sendo um adolescente se ofereceu a lutar contra o gigante, e disse: Quem é, pois, este incircusiso filisteu, para afrontar o exército do DEUS vivo?
Seu irmão Eliabe, o rei Saul e o gigante Golias desmereceram a atitude de Davi, seu irmão Eliabe disse: Bem conheço a tua presunção e a maldade do seu coração. O rei Saul disse: Contra este filisteu não poderá ir a peleja com ele; pois tu és ainda moço, e ele, homem de guerra desde a sua mocidade. O gigante Golias disse: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus. Davi era jovem, ruivo de gentil presença, mas em nenhum momento ele teve medo de enfrentar o gigante ou se impressionou com que eles disseram, porque era grande a sua fé. O que determina a vitória do servo de DEUS, não e a sua aparência, não é a sua força física, a sua estatura, ou as armas de guerra que ele carrega. O que determina a vitória do servo de DEUS é: A nossa vida espiritual, a noss fé, a comunhão que temos com DEUS e com os irmãos, a nossa força espiritual que conseguimos quando agradamos a DEUS, são as armas espirituais que utilizamos; Oração, louvor, leitura da palavra, ida aos cultos, jejum, madrugada, também quando cumprimos todas as revelações e todas as orientações que DEUS nos deu.
Davi poderia ter dito eu não vou enfrentar esse gigante, eu não sou rei de Israel, também não sou oficial do exército e nem ao menos sou um soldado, mas Davi tinha uma visão de corpo, ele entendeu que aquele problema era de todo povo de DEUS. E nós como igreja temos que ser assim, nós não podemos pensar apenas no nosso problema , porque não somos; pastores, diáconos ou obreiros, porque a assim que aceitamos o SENHOR JESUS de todo coração, passamos a ter a principal função na casa de DEUS, de sermos servos do SENHOR NOSSO DEUS. A palavra de DEUS diz: Simão Pedro, servo e apóstolo do SENHOR. Pedro em primeiro lugar ele era servo. E todos nós temos como a função principal de sermos servos de DEUS. Por isso temos que pensar no problema do irmão, da irmã, do visitante, porque o meu problema , o seu problema é problema do povo de DEUS, é problema da igreja, a minha luta, a sua luta agora é de todo povo de DEUS.
Saul queria dar sua armadura para ajudar Davi, mas Davi não aceitou, até porque as armas do servo de DEUS, as armas de nossa milícia não são carnais, mas poderosas em DEUS para destruir fortalezas.
O SENHOR revelou a Davi que ele deveria enfrentar o gigante com apenas cinco pedras no alforje. As pessoas devem ter dito: Essa ajuda que o DEUS dele está dando e muito pequena , até porque o seu adversário é um gigante. Mas Davi não se preocupou com a sua arma de guerra, porque a única preocupação de Davi era a de cumprir a revelação, a orientação de DEUS. E quando obedecemos as orientações, as revelações de DEUS, o SENHOR nos diz: Esta peleja não é vossa , agora ela é de DEUS, e diz mais; enfrente todos os seus adversários, porque eu serei contigo.
Quando estava em frente ao filisteu, Davi disse: tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR DOS EXÉRCITOS. É como se Davi tivesse dito, nesta batalha eu sou apenas um instrumento de DEUS, mas quem irá te derrotar será o DEUS PAI DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. E Davi só precisou de uma pedra para derrotar o gigante. E o nosso general e JESUS CRISTO, e vamos para a batalha em nome de JESUS, pois a palavra de DEUS nos diz que tudo que pedirmos a DEUS em nome de JESUS ele nos dará. É JESUS que vai adiante de nós que luta as nossa lutas e vence por nós. Por isso, clamamos , oramos, intercedemos, jejuamos, glorificamos e louvamos, a DEUS em nome de JESUS, a ele damos toda honra, toda a glória e todo o louvor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário